Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

Manifestação nesta sexta-feira, 3/3, vai defender hospital histórico de Curitiba



Hospital Oswaldo Cruz - HOC - passa por período de incertezas. Ato será às 15h.

Muito perto de completar 90 anos, o HOC corre o risco de ser fechado pelo governo Beto Richa. O Hospital é referência no Estado para todo tipo de doenças infectocontagiosas, meningite, hepatite, tuberculose e Aids. O que exige muito cuidado, conhecimento e experiência dos profissionais.

No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde está tomando decisões sem qualquer debate com a comunidade que é atendida no Hospital e sem dialogar com os profissionais que lá trabalham. Não fosse a pronta atuação dos trabalhadores em conjunto com o SindSaúde, a unidade teria deixado de receber novos internamentos.

O Sindicato convocou trabalhadores, pacientes do HOC e comunidade de maneira geral para um dia de homenagem e protesto. Homenagem à grande contribuição da unidade e protesto contra as decisões tomadas a portas fechadas.

Propostas do Sindicato para o HOC
• Garantir a manutenção dos 40 leitos disponíveis.
• Ampliar o número de tratamentos no hospital-dia, em que as pessoas passam o dia no hospital e à noite voltam pra casa.
• Garantir espaço adequado para o funcionamento do ambulatório em infectologia, que hoje funciona no prédio da saúde pública!
• Debater amplamente qualquer mudança com quem trabalha assim como com quem é atendido.


Mais sobre a história do HOC - O Hospital Oswaldo Cruz surgiu na década de 20, quando Curitiba enfrentou uma epidemia de tifo, oito anos depois foi inaugurado. No meio do século XX, o HOC deu conta de surtos de sarampo e hepatite, de rubéola e varicela. Na década de 1970, houve uma epidemia de meningite. De novo o Hospital estava ali. Firme!

Em 1984, foi a vez de o HOC começar a atender uma nova doença: a desconhecida AIDS! Assim, o HOC foi e ainda se mantém como referência em doenças infectocontagiosas. Aprimorar o atendimento é tarefa que deve permanecer.

Um comentário:

  1. Nesta semana foi retirado do hospital o aparelho de raio X. Além do que alguns exames estão demorando muito para sair o resultando dificultando o trabalho dos médicos.
    Aos poucos estão dispersando todos os pacientes. O que será feito do hospital não sabemos. Quem irá atender os pacientes portador de HIV? As unidades de saúde não possuem médicos preparados para este tipo de atendimento.
    Pedimos ajuda de todas as ONGS pois são poucos aqueles que estão na luta para que o Hospital não feche as portas. Infelizmente as pessoas só se preocupam quando necessitam da ajuda.

    ResponderExcluir