Páginas

quarta-feira, 1 de março de 2017

Pesquisas de novos remédios contra tuberculose precisam de mais de US$ 800 mi por ano

O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu nesta quarta-feira (1) mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de medicamentos para tratar a doença. Versão da doença resistente a diferentes antibióticos é uma ameaça à saúde pública e matou 250 mil pessoas em 2015.
Pessoas usam máscara de proteção contra a tuberculose. Foto: IRIN/David Gough
Pessoas usam máscara de proteção contra a tuberculose. Foto: IRIN/David Gough


Mais de 800 milhões de dólares por ano são necessários para financiar a pesquisa de novos antibióticos para tuberculose. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu nesta quarta-feira (1) mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de medicamentos para tratar a doença.

A agência da ONU chama atenção para os agentes patogênicos da tuberculose que são resistentes a múltiplos remédios. A versão da doença causada por esses microrganismos é chamada tuberculose multidroga resistente (TB-MDR) e é responsável por uma verdadeira crise de saúde pública. Em 2015, foram registrados 580 mil casos e 250 mil mortes associados à infecção. Apenas 125 mil pacientes receberam tratamento e somente metade foi curada.

Nos últimos 50 anos, apenas dois novos antibióticos para tratar a TB-MDR avançaram em etapas de testes clínicos. Para concluir os ensaios de verificação, serão necessários mais recursos financeiros.
Both are still in Phase III trials, and more funding will be required to complete the process  https://twitter.com/who/status/836693921564614656 
WHO stresses urgent need for R&D for drug-resistant  alongside newly-prioritized  pathogens http://goo.gl/56g20R  pic.twitter.com/JnuBPQzhUZ
Ver imagem no Twitter

Em 27 de fevereiro, a OMS publicou uma lista de agentes patogênicos resistentes a antibióticos que recentemente foram priorizados como um grande risco para a saúde humana.

“A Mycobacterium tuberculosis, a bactéria responsável pela tuberculose humana, não foi incluída no escopo do exercício de priorização, pois a intenção era identificar ameaças à saúde previamente não reconhecidas devido ao aumento da resistência aos antibióticos. Já há consenso de que a tuberculose é uma prioridade absoluta para a pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos”, disse em comunicado a subdiretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny.

Uma série de reuniões globais de alto nível sobre tuberculose foram programadas para 2017 e 2018. A TB-MDR e a pesquisa de novos medicamentos serão os temas principais da Conferência Ministerial da OMS sobre Tuberculose, planejada para novembro de 2017 em Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário