Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

Mais ou menos médicos?


A implementação do programa Mais Médicos serviu para trazer à luz publica o escândalo que é o processo de formação e profissionalização dos médicos das universidades publicas. O governo teve que apelar para médicos cubanos, porque os médicos brasileiros, formados gratuitamente nas melhores universidades brasileiros, se negavam a ir atender as pessoas onde mais se precisa que eles atendam.

Alegavam que o salário não era bom, que não havia condições de atendimento naquelas lonjuras, etc etc.. Saíram para as ruas querendo vetar o programa e considerando que teriam poder, pela influencia sobre seus pacientes, para derrotar o programa e a Dilma.

Se deram muito mal. Apesar das exibições explicitas de racismo, o povo recebeu imediatamente da melhor forma possível o fato de que mais de 700 municípios, que nunca tinham tido médicos, passaram a ter médicos permanentes na sua própria cidade.

Uma medica cearense disse que "as médicas cubanas se parecem a empregadas domésticas", sem se dar conta de que fazia um enorme elogio a elas e a Cuba. Pessoas que aqui seriam empregadas domesticas, em Cuba são medicas.

As universidades publicas brasileiras formam grande quantidade de médicos, de que a grande maioria não tem compromisso algum com a situação de saúde do pais. Sem contrapartida alguma, saem dos melhores cursos de medicina do pais, que cursaram gratuitamente, para abrir consultórios em bairros ricos das grandes cidades brasileiras, atender clientela chique, que paga os tubos pelas consultas. Formados em universidades publicas, fazem da sua profissão uma fabrica para se enriquecerem, da medicina uma atividade mercantil.

Olhem onde estão trabalhando a grande maioria dos médicos brasileiros e onde estão a grande maioria de doenças no pais? Ha distancia abismal. O medico deveria se ocupar das dores e dos sofrimentos das pessoas. Os médicos cubanos podem não ser melhores médicos do que os brasileiros, mas sao certamente muito melhores cidadãos. Tem consciência de a quem tem que atender prioritariamente.

Para vergonha das faculdades de medicina publicas no Brasil, gente atendida pelos médicos cubanos dizem que eles "olham pra gente", "tocam na gente", o que significa que aqueles que apareciam às vezes por la não olham pros pacientes, não tocam nos pacientes.

A composição atual do programa Mais Médicos incorporou uma grande maioria de médicos brasileiros, que não consideram que a remuneração é insuficiente, que vão atender as cidades e os pacientes que antes não eram atendidos. Mesmo com o governo golpista querendo terminar ou diminuir o programa, a população e os prefeitos cujos municípios passaram a ser atendidos, não o permitem.

Mas os cursos de medicina, na sua grande maioria, continuam a formar, nas universidades publicas, médicos para atender a população rica, ganhando fortunas. A política de cotas começa a dar frutos, formando as primeiras gerações de médicos negros, pobres. Porem isso se dá com grande dificuldade, por requerer que os estudantes dediquem 6 anos em tempo integral ao curso, com livros caros. Se tratava de apoia-los com bolsas de estudo, mas o governo atual cortou esse apoio.

A própria imagem do medico como um tipo branco, de avental engomado, alto, bonito, nas mãos de quem fica o destino dos pacientes, ficou questionado. No inicio do Mais Médicos, só saiam às ruas gente de direita, para questiona-lo. O pessoal de esquerda parece que se sentia constrangido. Mas o governo teve uma grande vitoria – especialmente pela ação da Dilma e do Padilha -, hoje a maioria esmagadora, sempre acima de 90%, da população, adora o programa e não quer mais ficar sem ele.

Agora o governo atende demanda elitista de setor dos médicos e proíbe a criação de novos cursos de medicina. Como se o Brasil não precisasse de mais médicos, mas o "mercado" quer manter a reserva para aqueles privilegiados que podem fazer cursos nas faculdades existentes e atender os pacientes que podem pagar as consultas que eles cobram.

É um crime de lesa humanidade. Reitera a imagem de que o governo golpista governa para os ricos. Forma médicos ricos, que atendem os ricos. E a saúde publica, o SUS, o Mais Médicos, que se danem.

Mais do que nunca um referendo revogatório se torna condição indispensável do resgate da democracia no Brasil. Que não se resume ao povo recuperar o direito de eleger o presidente da republica, mas de ter seus direitos elementares atendidos, entre os quais a saúde de qualidade, gratuita, em todos os lugares do pais, é um deles.

O Brasil precisa de mais e melhores médicos e não de menos médicos. Precisa de médicos formados com recursos púbicos para atender a massa da população, aquela que mais requer atenção. Dinheiro público para formar médicos para o povo. Quem quiser atender clientela rica, que busque faculdades privadas e pague por seu curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário