Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Porque dizemos que é fascismo?

(compartilhado no FB da Rosana Pinheiro-Machado)

1) O fascismo é um fenômeno de massas, isto é, uma imensa maioria da população vê em sua limitação das liberdades, uma promessa de ordem e segurança.

2) O fascismo é um fenômeno emocional. Os que se deixam seduzir por ele, recusam-se ao debate, desqualificam o interlocutor antes de ouvi-lo, são tomados pela raiva, pelo ódio, pela necessidade de eliminar os oponentes.

3) O fascismo cria pertecimento através do fomento ao medo e a "construção" de um inimigo interno, cuja ameaça põe em risco as crenças e os limites de aceitação das massas.

4) Os projetos do fascismo são obscuros, encobertos por palavras de ordem simples, destinadas a resolução de problemas complexos.

5) O fascismo debocha do conhecimento, aposta na desinformação, diz que não disse o que disse e que disse o que não disse. Persegue professores, artistas, literatos. 

6) O fascismo usa um grande número de mentiras, algumas óbvias, mas não é porque ele quer que você acredite nelas, mas que você perca o parâmetro da verdade e não acredite mais em nada.

O texto acima foi construído com base em Hannah Arendt (Homens em Tempos Sombrios e As origens do Totalitarismo).

Espero ter auxiliado aos que têm dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário