Fonte:http://www.tadeuveneri.com.br/noticias.asp?ID=1342&id_cat=1
Deputado Tadeu Veneri coordenou a audiência sobre doenças do trabalho.
A criação de um fórum permanente de discussões sobre doenças ocupacionais (LER/DORT) e apresentação de projetos de lei para melhorar a fiscalização nos locais de trabalho foram as principais deliberações da audiência pública realizada nesta terça-feira, 3, no plenarinho da Assembléia Legislativa, com a participação de diversas entidades sindicais. A audiência foi convocada pelo deputado Tadeu Veneri (PT), que atendeu a um pedido dos representantes de centrais sindicais: CUT, CTB, CGTB, Força Sindical e NCST,
Na audiência, foram apresentados alguns dados sobre a fiscalização da segurança do trabalho no Brasil. De acordo com os números do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, a área de construção civil lidera o ranking das autuações por infrações às normas de proteção ao trabalhador. Em 20008, foram notificadas 12.024 empresas do setor. Em segundo lugar, está a área agrícola, com 6.795 autuações.
Um dos palestrantes, o representante da Superintendência Regional do Trabalho, auditor fiscal Sérgio Barros, informou que o país registra em média 500 mil acidentes de trabalho por ano. Na década de 70, eram quase dois milhões. Porém, a gravidade das moléstias é mais alta, comparou. “Houve uma melhora, mas o grau de risco aumentou. Hoje os acidentes são de difícil recuperação. Desses 500 mil, aproximadamente 10% são casos de doenças ocupacionais. A solução é adaptar os ambientes laborais às condições humanas, e não o contrário. Isso é ergonomia”, explicou.
Participaram dos debates representantes da Comissão Interna de Saúde do Trabalhador, da CUT, do Conselho Regional de Medicina e da Associação dos Médicos Peritos do INSS, além de lideranças e associados de cerca de quarenta sindicatos de trabalhadores de várias regiões do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário