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terça-feira, 11 de agosto de 2009

9 milhões de clientes têm atendimento insatisfatório

Agência Estado

Rio de Janeiro - Cerca de 9 milhões de usuários de planos de saúde médico-hospitalares são atendidos atualmente por operadoras consideradas insatisfatórias pela própria Agência Na­­cio­­nal de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação do setor. Outro 1,379 milhão de clientes de planos odontológicos está na mesma situação.

Esse grupo é atendido por em­­presas que tiveram o Índice de De­­sem­­penho da Saúde Suple­mentar (IDSS) variando de 0 a 0,39 (em uma es­­cala de 0 a 1, sendo esse o me­­­­lhor pa­­tamar). Esses dados estão no Pro­­grama de Qualificação das Ope­­radoras de Planos de Saú­de, referentes a 2008 e divulgados ontem pela ANS. Segundo o diretor-presidente da agência, Fausto Pereira dos Santos, essas operadoras terão um foco maior da fiscalização.

Santos diz que os fatores que mais pesaram para as notas ruins foram a baixa capacidade econômica da operadora para arcar com os serviços e a má gestão da assistência aos usuários. Mesmo assim, a avaliação global do setor foi positiva, porque 77% dos beneficiários são atendidos por empresas com ín­­dice acima de 0,4. “Observamos que a cada ano tem aumentado o porcentual de beneficiários nas operadoras mais bem avaliadas”, diz Santos, destacando a concentração dos usuários no nível mé­­dio. Cerca de 45% de beneficiários dos planos médicos têm contratos que ficaram na faixa entre 0,6 e 0,79 do IDSS.

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