Páginas

sábado, 8 de agosto de 2009

Os valores humanos da Saúde

No dia 5 de agosto foi celebrado no Brasil o “Dia Nacional da Saúde Pública”, criado em homenagem ao Médico Oswaldo Cruz (1872-1917), que desenvolveu um grande trabalho na área tendo se notabilizado pela luta contra doenças como a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola. Sua competência, e sua perseverança em tempos muito difíceis lhe renderam em 1903 o cargo de Diretor Geral de Saúde Pública do Brasil, cargo equivalente hoje ao de ministro da Saúde.
Fiz esta introdução para lembrar que a saúde pública no Brasil ainda sofre com falta de investimentos, muitas vezes os recursos não são bem aplicados como deveriam, faltam estruturas físicas, e equipamentos adequados, mas uma coisa não falta neste país: pessoas competentes e dedicadas para atuar no setor de saúde. E é para estas pessoas que falo hoje. O profissional de saúde em sua função nobre tem o privilégio e a responsabilidade de acesso ao bem mais valioso e privado do ser humano que é o seu corpo. Goza da confiança para lidar com os sentimentos mais secretos da condição humana, tudo em nome da boa fé do paciente para receber o bem da cura. Daí decorre o dever irrestrito ao corpo numa relação de beneficência e amor, imposta ao profissional de saúde.

São nos nossos valorosos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares, agentes, farmacêuticos, motoristas de ambulâncias, que mesmo não valorizados e remunerados como deveriam, mesmo sem as condições técnicas e profissionais ideais mantém nossa saúde viva. Também devemos recordar e valorizar como promotores de saúde aquelas pessoas que lidam com práticas e saberes populares capazes de fazer aliviar as dores e os males da população. Sim... Estou falando das, rezadeiras, raizeiras, parteiras, fazedoras de chás, que através da sua maneira diferente de ver a vida complementam e promovem saúde pelo país afora.

Com muito prazer ao invés de falar das dificuldades hoje faço uma homenagem a todos os profissionais de saúde do Paraná e do Brasil os quais considero verdadeiros heróis. Aproveito para destacar uma brilhante iniciativa do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), que tramita na Câmara Federal e dispõe sobre o Piso Salarial do: enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem, e da parteira. Pela proposta o salário do enfermeiro deve ser fixado em R$ 4.650,00. Para os técnicos e auxiliares de enfermagem, e parteiras o piso corresponde a 50% e 40% respectivamente do valor estabelecido para os enfermeiros. Nada mais justo.

Não se trata apenas da remuneração. Trata-se do reconhecimento pela dedicação destes profissionais que muitas vezes têm hora pra começar e não tem hora para parar de trabalhar. Profissionais que para cuidar da vida dos outros arriscam a própria vida como em caso de acidentes graves, endemias, pandemias, e o surgimento repentino de doenças graves e desconhecidas como hoje vemos a gripe suína.
De nada adianta boas estruturas se não tivermos bons profissionais. Por isso mesmo diante de tantas dificuldades o “Dia Nacional da Saúde” não pode passar em branco. E as homenagens são todas para estes profissionais. Vocês sim representam o que há de mais puro no setor: o valor humano da saúde.

*Elton Welter é deputado estadual (PT-Pr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário