Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Presidente Lula anuncia Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Lula aproveitou o Dias dos Pais para fazer um apelo à saúde dos homens.
Política terá exames e tratamentos especiais para esse público.

Do G1, em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (10), durante seu programa de rádio “Café com o presidente”, que o Ministério da Saúde está finalizando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Lula aproveitou o Dia dos Pais para fazer o anúncio do investimento na rede de saúde para exames e tratamentos, treinamento e capacitação de profissionais de saúde, além de campanhas de orientação e informações especialmente para homens. "O incentivo do governo federal é para que os homens procurem esses serviços de saúde e possam tratar problemas frequentes, como a hipertensão e evitar um Acidente Vascular Cerebral".

De acordo com o presidente, os homens têm medo de ir ao médico e só procuram o serviço de saúde quando já estão doentes. “Isso é muito ruim, porque em vez de eles serem atendidos no serviço primário, uma simples consulta, precisam ir para a atenção especializada. Isso não significa apenas mais custos para o SUS, mas também, mais sofrimento físico e emocional para ele e para sua família”.

Segundo estimativas do SUS, enquanto quase 17 milhões de mulheres foram ao ginecologista, em 2007, apenas 2,6 milhões de homens procuraram um urologista. “Todo homem depois de uma certa idade, tem que procurar o urologista e fazer o exame de toque por conta da próstata”.

Lula chamou a atenção para o fato de que, além de procurar menos o serviço de saúde, os homens bebem mais, fumam mais e fazem menos exercícios do que as mulheres. “Por isso, a importância de manter os hábitos muito saudáveis e fazer exame de prevenção rotineiramente, para evitar as doenças ou detectá-las em tempo, facilitando o tratamento e a cura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário