Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

IDB 2008 acaba de ser lançado

Acaba de ser lançada a edição 2008 dos Indicadores e Dados Básicos do Brasil (IDB), um produto da Rede Interagencial para a Saúde (Ripsa). Nessa edição os indicadores estão, em sua maioria, atualizados até o ano de 2007; no caso de dados de mortalidade e nascidos vivos, a atualização é até o ano de 2006.

O IDB é um instrumento importante para que os gestores possam analisar as informações e assim planejar, atuar e reavaliar a situação em saúde, a partir dos dados gerados pelas instituições parceiras da Ripsa, que atuam como fontes produtoras de informações de saúde.

O IDB é composto por um conjunto de mais de 100 indicadores, divididos em seis grupos: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura. São desdobrados segundo as Unidades da Federação, suas Capitais e regiões metropolitanas, podendo ser categorizadas também por faixa etária, sexo ou outras características, de acordo com o indicador.

Para mais informações acesse o portal da Ripsa (http://www.ripsa.org.br). O IDB está disponível no site do DataSUS, no endereço eletrônico http://www.datasus.gov.br/idb.

Saiba como surgiu o IDB

Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

Os produtos da Rede baseiam-se nos dados e informações gerados em parceria e referem-se tanto ao estado de saúde da população, quanto aos aspectos de natureza econômica e social que condicionam e influenciam a situação de saúde. Além de prover matéria prima essencial para a análise de saúde, a disponibilidade de um conjunto básico de indicadores tende a facilitar o monitoramento de objetivos e metas, estimular o fortalecimento da capacidade analítica das equipes e promover o desenvolvimento de sistemas de informações intercomunicados.

Fonte: Núcleo de Comunicação do DataSUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário