Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Morre professor pioneiro da Saúde Coletiva de Londrina

O Departamento de Saúde Coletiva, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesco) informam à comunidade nacional da área, com profundo pesar, o falecimento do professor Darli Antonio Soares, no dia 21 de setembro de 2009.

Darli A. Soares formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1968. Foi professor pioneiro do curso de Medicina e do Departamento de Saúde Coletiva desta Universidade, tendo ingressado nessa instituição em 1970, a convite do professor Nelson Rodrigues do Santos. Participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que completará 20 anos no próximo ano, tendo formado aproximadamente uma centena de mestres. Exerceu diversos cargos de direção nesta Universidade, como chefe do gabinete do reitor, pró-reitor de Saúde e Assistência Social e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, entre outros. Foi professor na graduação ou professor/orientador da pós-graduação da grande maioria dos docentes que exercem, atualmente, atividades no Departamento de Saúde Coletiva. Tem diversas publicações em periódicos nacionais ou internacionais e em capítulos de livros, além de livros organizados. Em sua última semana de trabalho participou da aula inaugural do nível de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, recém recomendado pela Capes, além de ter orientado alunos da pós-graduação.

Deixa esposa, filhas, filho e netas e também uma infinidade de ex-alunos que fizeram com ele suas primeiras inserções na Epidemiologia. Exemplo de dedicação ao trabalho, ética e compromisso com um mundo melhor, fará grande falta a todos que puderam compartilhar da sua experiência e afeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário