A Câmara dos Deputados lançará quarta-feira (21), às 10 horas, o serviço WebCâmara, com transmissão ao vivo na internet de todos os eventos das 22 comissões e do plenário.
O lançamento ocorrerá em cerimônia no Salão Verde, pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Imediatamente passarão a ser transmitidas as reuniões das comissões que estiverem funcionando naquele momento.
O WebCâmara terá um link na homepage da Câmara na internet (www.camara.gov.br). E também na página de cada comissão haverá um botão de acesso ao serviço.
O cidadão poderá ver ao vivo reuniões de comissões e as sessões plenárias no momento em que elas estiverem acontecendo. Ou poderá acessar o arquivo de vídeos de eventos já realizados.
Os eventos registrados ficarão on-line por um período de 30 dias, podendo ser acessados automaticamente.
Depois desse período, podem ser consultados no Centro de Documentação e Informação.
Ao pesquisar os arquivos das reuniões realizadas nos últimos dias, o internauta também pode localizar as intervenções feitas pelo deputado de seu interesse, mediante um serviço de busca.
Além de assistir ao vivo a todos os debates, o cidadão poderá encaminhar perguntas, sugestões, críticas ou reclamações em tempo real, enquanto a discussão estiver ocorrendo, por meio do endereço eletrônico da comissão técnica.
A ferramenta deve dar maior transparência às audiências públicas, votações e outras atividades das comissões da Câmara, responsáveis por grande parte das atividades legislativas.
É um serviço inédito no mundo, garantem os técnicos da Câmara.
Não se tem notícia de outro parlamento que transmita ao vivo, pela TV ou internet, o trabalho das comissões técnicas.
Para viabilizá-lo, a Câmara contratou uma empresa privada, que garantirá a banda de internet necessária ao acesso simultâneo de milhares de internautas e será responsável pelo armazenamento on-line dos vídeos durante 30 dias.
O Senado Federal, que transmite até quatro comissões em funcionamento simultaneamente utilizando a banda de Internet do Prodasen, está preocupado em ampliar o seu próprio serviço.
As comissões concentram a atenção da população pelos debates que ali se realizam e pelo volume de matérias legislativas que aprovam. Somente neste ano, as comissões aprovaram conclusivamente, sem a necessidade de discussão no Plenário, 208 projetos de lei.
Desses, 154 foram enviados ao Senado, 18 à sanção presidencial e 36 já viraram normas jurídicas. Enquanto isso, o Plenário aprovou 185 proposições, sendo 46 projetos de lei ordinária ou complementar.
(Com informações da assessoria de Comunicação da presidência da Câmara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário