NOVA YORK - As Nações Unidas comemoram nesta quinta-feira o Dia Mundial da Visão. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para o combate à cegueira e a outras deficiências visuais.
O tema das comemorações deste ano é "Saúde dos Olhos e Igualdade de Acesso a Serviços Públicos para Todos".
No Brasil, de acordo com o Vice-Presidente da União Latino-Americana de Cegos, Volmir Raimondi, 7 por cento da população tem alguma deficiência visual. Ele disse à Rádio ONU, de Brasília, alguns avanços no campo da saúde dos olhos alcançados em 2008.
"No último ano, tivemos algumas boas notícias, como algumas políticas públicas para a área da deficiência visual e alguns programas também, como o "Olhar Brasil", que é um programa que está atacando diretamente o problema visual nas escolas do país", afirmou.
Segundo informações da OMS, os problemas relacionados à visão aparecem com maior frequência em pessoas com 50 anos de idade ou mais. Entre as doenças comuns nessa faixa etária está a catarata que, apesar de requerer um tratamento simples, não é combatida de forma satisfatória em muitos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário