Páginas

sábado, 10 de outubro de 2009

OMS: nível de pandemia da gripe suína poderá durar anos

Jornal do Brasil

NOVA YORK - Pode levar anos para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) mude a classificação da gripe suína de pandemia um nível similar ao sazonal, informou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) sexta-feira. A gripe H1N1 matou pelo menos 4.525 pessoas em 191 países e territórios do mundo desde a aparição do novo vírus, em março passado, informou a sexta-feira a OMS. No Brasil, dados oficiais contabilizam 899 mortes.

A OMS moveu seu nível de alerta pandêmico de até 6 pontos para o grau máximo em junho, em resposta à propagação da gripe suína. O porta-voz da OMS, Gregory Hartl, disse que o alerta sanitário permaneceria até que as pessoas pudessem combater melhor a infecção.

– Em algum momento no futuro, haverá o reconhecimento do fato de que, se ele não estiver mais circulando numa base sustentada, então você reduziria o nível pandêmico – disse ele. – Mas não há absolutamente nenhuma indicação ainda de que isso esteja acontecendo.

Em pandemias anteriores, afirmou Hartl, foi necessário um tempo para que cepas de gripe preocupantes se tornassem menos contagiosas. A desaceleração em geral vem do fato de as pessoas terem alguma exposição anterior ao vírus ou receberem proteção vacinal.

– Mais cedo ou mais tarde o vírus pandêmico torna-se mais semelhante a um vírus sazonal e isso em geral leva algo em torno de dois ou três anos – afirmou Hartl. – Uma vez que um número suficiente de pessoas tenha sido ou vacinado ou contraído o vírus, torna-se mais difícil a disseminação. Ele começa a agir como uma gripe sazonal.

Hartl afirmou que ainda não havia sinal de que a cepa pandêmica havia sofrido mutação para uma forma mais perigosa ou mais branda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário