A escolha do atual secretário de Fazenda, Edson de Souza, tem caráter essencialmente administrativo, como forma de gerenciar a crise com os prestadores de serviço, segundo a prefeitura
A escolha do novo secretário de Saúde de Londrina foi pensada em torno da crise entre a prefeitura e os hospitais. Com a saída de Agajan Der Bedrossian, anunciada na terça-feira (13), o prefeito Barbosa Neto (PDT) escolheu o atual secretário de Fazenda, Edson de Souza, que deixa a pasta para assumir a Saúde. A decisão tem caráter essencialmente administrativo, como forma de gerenciar a crise com os prestadores de serviço. O anúncio do novo titular da Saúde foi feito na tarde desta quarta-feira (14).
“Vou me dedicar num primeiro momento a equacionar o problema financeiro. Os servidores e gestores da saúde entenderam que nesse momento que a saúde vive fosse melhor um administrador”, justificou o novo secretário, Edson de Souza, que será titular da Saúde temporariamente. A decisão partiu de uma reunião entre alguns secretários municipais, o prefeito, e alguns servidores, na Vila da Saúde. Lindomar dos Santos passa a ser secretário de Fazenda, acumulando a secretaria de Planejamento.
Agajan Der Bedrossian deixou a secretaria alegando motivos familiares. A saída dele ocorreu um dia após a audiência pública em que o município apresentou valores bem abaixo da dívida com os hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com estudos apresentados pela Controladoria municipal, a Prefeitura teria um débito de apenas R$ 358 mil e não de R$ 23,4 milhões como cobram os hospitais. Agajan negou relação entre a saída e a crise dos hospitais.
Embora estivesse finalizando assuntos da Saúde, Agajan não participou da reunião que definiu o nome do novo secretário. O nome de Edson de Souza pode ter sido escolhido porque ele já conhece os problemas enfrentados pela Saúde. Souza era diretor financeiro da secretaria de Planejamento e depois foi escolhido para ser secretário de Fazenda. “Talvez por esse motivo meu nome tenha sido indicado, por ter acompanhado no tempo em que fiquei na diretoria de orçamento e depois na Fazenda.”
Souza garantiu que deve manter a equipe de diretores já escolhida por Agajan. Entretanto, por ter pouco conhecimento na área da saúde, quem ficará “mais responsável” será a diretora executiva,Marly Coronado. “Tenho outros diretores e a Marly vai coordenar esse processo da saúde”, disse. Nesse aspecto, a secretaria enfrenta uma epidemia de dengue, com elevado número de casos, além da vacinação contra gripe A H1N1. Edson de Souza assume nesta quinta-feira (15).
Por meio da assessoria de imprensa, a Associação Médica de Londrina (AML) informou que não vai emitir nota se manifestando sobre o assunto. As assessorias de imprensa da Santa Casa e do Hospital Evangélico (HE) informaram que os diretores Fahd Haddad e Luiz Soares Koury, respectivamente, estavam em viagem e só se pronunciariam quando retornassem à cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário