O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) lançou mais um livro da Coleção Pensar em Saúde. Organizada por Roberto Passos Nogueira, presidente do Cebes, “Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária” é a terceira publicação da série, voltada para a atualização da agenda da reforma sanitária brasileira. Os dois títulos anteriores foram: “Participação, Democracia e Saúde” e “Seguridade social, Cidadania e Saúde”.
“O novo título se propõe a repensar a determinação social da saúde, conceito que teve notória importância na formação da epidemiologia social latino-americana e na história do movimento sanitário brasileiro. Desde logo, parece-nos recomendável abandonar de uma vez por todas a expressão ´determinantes sociais´. Esta expressão conota inevitavelmente um preconceito cientificista, subentendendo-se que, para ser válido, o conhecimento dos fenômenos da saúde deve estar sempre fundado na explicitação de relações de causalidade em sentido estrito”, escreve Roberto Passos Nogueira na apresentação da obra.
A partir da semana que vem, o associado do Cebes receberá um exemplar do livro em sua residência. Demais interessados devem entrar em contato por meio do endereço eletrônico: associados@cebes.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário