Programa Saúde da Família
A imprensa não informa que a execução das políticas de saúde pública é atribuição dos municípios e dos estados, utilizando-se de recursos federais, mas também estaduais e municipais.
No afã de desgastar o Governo Lula, a imprensa passa a idéia de que a responsabilidade pelos indicadores ruins de saúde pública é de responsabilidade do governo federal.
Ao não informar corretamente a população, esta não fica atenta para o seu prefeito ou prefeita e vereadores, passando a cobrar exclusivamente do governo federal.
Com isso, os prefeitos, prefeitas, vereadores e governadores ficam à vontade para executar uma política de saúde pífia.
Exemplo disso é o Programa Saúde da Família que, se funcionasse, exigiria cada vez menos recursos para a saúde.
O Governo Lula tem o recurso para repassar para os municípios mas estes preferem construir postos de saúde – que dá voto e ajuda a financiar campanhas – do que gastar em equipes do Saúde da Família.
Clique aqui para ler porque o Programa Saúde da Família, quando implantado em sua plenitude, exigirá cada vez menos recursos para a Saúde.
Por isso, exija que a imprensa informe corretamente a população de que Saúde Pública é de responsabilidade dos governadores(as) e dos(as) prefeitos(as).