Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Manifesto pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUS

Recebi esta manifesto do pessoal do Coletivo do Mandato do Dep. Fed. Dr. Rosinha. Me parece que esta luta é de total interesse de todos nós que batalhamos pelo SUS, qual seja:

A criação de uma Frente Parlamentar em defesa do SUS.


Nada de frentes "de defesa da saúde" compostas por empresários que exploram a Saúde como negócio, por donos de hospitais ou por lobistas da indústria de insumos e medicamentos.

Toda força e todo apoio nesta luta!!!

Abraço, Mario


Manifesto pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUS


Passados mais de vinte anos da criação do Sistema Único de Saúde – SUS, é necessário reafirmar os valores da Reforma Sanitária, sobretudo os ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira. Normas, como as que definiram o sistema de saúde na Constituição, não se tornam eficazes pelo simples fato de estarem escritas. É preciso assumir o Projeto da Reforma Sanitária e o SUS como obras inacabadas, partes de um processo social ainda em construção.

Além de vultosos recursos, a Saúde movimenta amplos segmentos e diversos interesses da sociedade brasileira. As dificuldades na implementação das políticas públicas e na solução dos problemas técnicos e políticos do setor mobilizam instituições, governos e a opinião pública e, consequentemente, ressoam no Congresso Nacional. Discutir o tema é estar afinado com a agenda política nacional.

Mas a construção do SUS – nos marcos em que ele foi concebido – enfrenta dificuldades também no Poder Legislativo, onde os discursos e as ações em prol da saúde abrigam interesses antagônicos e excludentes entre si. Os princípios do SUS permanecem sendo atacados pelos segmentos que se opõem à idéia de um Estado solidário e democrático e à construção de Políticas Sociais redutoras das desigualdades, universalistas e com controle social.

Vemos a necessidade de ferramentas que favoreçam a consolidação dos avanços já obtidos e a busca de novas conquistas. Isso exige das forças progressistas que apoiam o Movimento Sanitário a revisão de estratégias e outras formas de organização, inclusive no âmbito do Congresso Nacional. Por isso, acreditamos ser o momento de ir adiante com a ideia de criar uma nova frente parlamentar – para a defesa da saúde pública enquanto instrumento de proteção social e da oferta de serviços públicos de qualidade, por meio do SUS.

Propõe-se, portanto, a criação de um canal para tornar o Legislativo mais permeável à participação da sociedade nas discussões sobre Saúde, uma reaproximação com os movimentos sociais, que são a essência da Reforma Sanitária.

Nesses termos, os deputados que subscrevem este documento apoiam a criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUS.

Entidades signatárias:

·         AUDITAR (Receita Federal)

·         Sindicato ANDES NACIONAL

·         CONDSEF

·         CUT

·         A VOZ DO CIDADÃO

·         SINDICATO TRABALHADORES DA FIOCRUZ

·         AMPASA (Ministério Público da saúde)

·         CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

·         UNASUS (União nacional dos Auditores do SUS)

·         MCCE (Mov. Combate Corrupção Eleitoral)

·         FENALEGIS

·         FENASTC

·         FENALE

·         CONFELEGIS

·         SINDILEGIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário