Recebi esta manifesto do pessoal do Coletivo do Mandato do Dep. Fed. Dr. Rosinha. Me parece que esta luta é de total interesse de todos nós que batalhamos pelo SUS, qual seja:
A criação de uma Frente Parlamentar em defesa do SUS.
Nada de frentes "de defesa da saúde" compostas por empresários que exploram a Saúde como negócio, por donos de hospitais ou por lobistas da indústria de insumos e medicamentos.
Toda força e todo apoio nesta luta!!!
Abraço, Mario
Manifesto pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUS
Passados mais de vinte anos da criação do Sistema Único de Saúde – SUS, é necessário reafirmar os valores da Reforma Sanitária, sobretudo os ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira. Normas, como as que definiram o sistema de saúde na Constituição, não se tornam eficazes pelo simples fato de estarem escritas. É preciso assumir o Projeto da Reforma Sanitária e o SUS como obras inacabadas, partes de um processo social ainda em construção.
Além de vultosos recursos, a Saúde movimenta amplos segmentos e diversos interesses da sociedade brasileira. As dificuldades na implementação das políticas públicas e na solução dos problemas técnicos e políticos do setor mobilizam instituições, governos e a opinião pública e, consequentemente, ressoam no Congresso Nacional. Discutir o tema é estar afinado com a agenda política nacional.
Mas a construção do SUS – nos marcos em que ele foi concebido – enfrenta dificuldades também no Poder Legislativo, onde os discursos e as ações em prol da saúde abrigam interesses antagônicos e excludentes entre si. Os princípios do SUS permanecem sendo atacados pelos segmentos que se opõem à idéia de um Estado solidário e democrático e à construção de Políticas Sociais redutoras das desigualdades, universalistas e com controle social.
Vemos a necessidade de ferramentas que favoreçam a consolidação dos avanços já obtidos e a busca de novas conquistas. Isso exige das forças progressistas que apoiam o Movimento Sanitário a revisão de estratégias e outras formas de organização, inclusive no âmbito do Congresso Nacional. Por isso, acreditamos ser o momento de ir adiante com a ideia de criar uma nova frente parlamentar – para a defesa da saúde pública enquanto instrumento de proteção social e da oferta de serviços públicos de qualidade, por meio do SUS.
Propõe-se, portanto, a criação de um canal para tornar o Legislativo mais permeável à participação da sociedade nas discussões sobre Saúde, uma reaproximação com os movimentos sociais, que são a essência da Reforma Sanitária.
Nesses termos, os deputados que subscrevem este documento apoiam a criação da Frente Parlamentar em Defesa do SUS.
Entidades signatárias:
· AUDITAR (Receita Federal)
· Sindicato ANDES NACIONAL
· CONDSEF
· CUT
· A VOZ DO CIDADÃO
· SINDICATO TRABALHADORES DA FIOCRUZ
· AMPASA (Ministério Público da saúde)
· CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
· UNASUS (União nacional dos Auditores do SUS)
· MCCE (Mov. Combate Corrupção Eleitoral)
· FENALEGIS
· FENASTC
· FENALE
· CONFELEGIS
· SINDILEGIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário