no Blog do Virgilio Freire (sugestão da Marina Myiazaki)
Um dos melhores documentários dos últimos anos, "Um coração palestino", mostra a história de um pai palestino que doou os órgãos de seu filho, morto por soldados israelenses, para crianças israelenses.
Em 2005, Ahmad Khatib foi atingido por armas de soldados israelenses no Campo de Refugiados de Jenin. Ele tinha 12 anos e os soldados confundiram sua arma de brinquedo com uma arma real, abrindo fogo contra a criança palestina.
Algumas horas após o ataque, Ahmad não resistiu aos ferimentos na cabeça e no peito. Seu pai, Ismail Khatib, deveria tomar uma difícil decisão: os órgãos de Ahmad poderiam salvar a vida de diversas crianças. E não seriam crianças quaisquer e sim jovens cidadãs israelenses.
Ismail deu permissão para que os médicos removessem o coração, fígado, os pulmões e rins de seu filho. Não foi fácil: muitos criticaram-no por doar os órgãos de seu filho ao inimigo. O filme reconstrói os eventos e documenta a jornada de Ismail Khatib para conhecer as crianças cujas vidas foram salvas pelos órgãos de Ahmad.
O filme recebeu o prêmio de Cinema pela Paz na categoria "Melhor Documentário" em fevereiro de 2009 e o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema de Dubai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário