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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Professora Josete pede informações sobre leitos e falhas em prontuário eletrônico


na página da Profª Josete


A Prefeitura de Curitiba tem 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para se pronunciar oficialmente a respeito das falhas apresentadas pelo Sistema de Prontuário Eletrônico implantado nas unidades de saúde de Curitiba e sobre a falta de leitos em prontos socorros na capital. Nesta terça-feira (14), dois pedidos de informação da vereadora Professora Josete (PT) sobre os temas foram aprovados na Câmara Municipal.


Sobre a falta de leitos, a vereadora quer saber a capacidade dos três prontos socorros que atendem urgência em traumatologia em Curitiba (Evangélico, Hospital, do Trabalhador e Cajuru), além de informações sobre possíveis improvisos no atendimento à população e a expectativa da Prefeitura para a ampliação do número dos leitos.

Quanto aos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs), a vereadora questiona sobre as falhas apresentadas nos últimos dias no Sistema de Prontuário Eletrônico. Além de lentidão no atendimento, esses problemas têm causado prejuízos em agendamentos; impossibilitando realização de baixa de medicamentos nas farmácias; além de dar tratamento inadequado a informações sigilosas sobre os usuários. Somados, esses fatores tem gerado constrangimentos e problemas éticos na relação médico-paciente.

Leia, a seguir, a íntegra dos pedidos de informação.

Solicita informações sobre o Sistema de Prontuário Eletrônico implantado nas unidades de saúde.

1- Quem é o responsável pelo contrato que rege esse sistema de prontuário eletrônico implantado nas unidades de saúde do município?

2- Esse sistema vem apresentando falhas no seu funcionamento, essas falhas já foram identificadas pelo orgão competente?

3- Qual é o prazo para solucionar as falhas apresentadas pelo sistema, para que não causem mais prejuízo aos usuários das unidades de saúde?

4- Quem são os técnicos habilitados para atuar junto às unidades de saúde, afim de sanar os problemas apresentados pelo sistema? ou seja, a quem a população poderá recorrer nos casos de falha do sistema?

5- Quais os valores já pagos pela prestação desse serviço?

6- Como serão ressarcidos os prejuízos causados aos usuários?

7- Quais os itens previstos no contrato de prestação de serviços que responsabilizam as partes pelos ocorridos até a presente data? E quais as formas de indenização/cancelamento previstos no contrato?

8- Por fim, solicitamos cópia, na íntegra, do contrato da prestação de prestação de serviço, assim como cópia de aditivos contratuais, se houver.
 

Solicita informações sobre a capacidade dos leitos nos três prontos-socorros que atendem urgência em traumatologia em Curitiba: Evangélico, Hospital do Trabalhador e Cajuru.

1- Qual a capacidade de leitos nesses prontos-socorros?

2- A partir de relatos de usuários dos CEMUN'S e dos prontos-socorros, e segundo informações do Jornal Metro, edição n° 198, ano 01, de 09 de fevereiro de 2012, esses hospitais trabalham acima de sua capacidade, tendo que, muitas vezes, improvisar para poder atender a demanda da população:

2.1 Existe alguma expectativa para a ampliação dos leitos para melhor atender
aos pacientes?

2.2 Se sim, qual seria o montante de verba destinado à essa ampliação?

2.3 Qual seria a estimativa de tempo para essa ampliação?

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