Diretora-geral da entidade pede a governos e sociedade se unirem contra as companhias de tabaco
A chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, recriminou a indústria do tabaco, à qual chamou de um "inimigo cruel e astucioso" e pediu a governos e a grupos da sociedade civil que se unam contra as companhias fabricantes de cigarro.
Em discurso durante uma conferência sobre tabagismo e saúde em Cingapura, a diretora geral da OMS criticou as companhias de cigarro por debilitar a campanha apoiada pela ONU contra o tabagismo.
"Temos um inimigo, um inimigo cruel e astucioso, contra o qual devemos nos unir", declarou aos delegados. "O inimigo, a indústria do tabaco, mudou sua face e sua tática. O lobo não veste mais pele de cordeiro e mostra seus dentes", afirmou.
Chan afirmou que as manobras dos fabricantes de cigarro para contestar a legalidade de medidas governamentais para proteger a saúde pública correspondem a interferência nos assuntos internos dos países.
"Grandes empresas de tabaco conseguem contratar os melhores advogados e firmas de relações públicas que o dinheiro pode comprar. Grandes somas de dinheiro podem falar mais alto do que qualquer argumento moral, ético ou de saúde pública e derrubar até mesmo com a evidência científica mais crítica", acrescentou.
As propostas das companhias de cigarro para formar "comitês conjuntos entre governo e indústrias" para supervisionar as campanhas antitabagistas em alguns países também foram condenadas por Chan. AFP
---------------------
Segundo a OMS, o tabagismo mata perto de 6 milhões de pessoas ao ano, inclusive mais de 600 mil fumantes passivos
Mas vem cá??? Quem tá proibindo tudo no mundo são os anti tabagistas?? O que tem a industria do cigarro?? Ela obriga alguem a fumar?? O que ela tá fazendo contra a OMS?/
ResponderExcluirPelo que eu estopu vendo, é os anti tabagistas, que estão controlando tudo no mundo.
Alguma coisa está errada; O que a industria do cigarro está fazendo?? Não dizem nada com nada.