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O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma pesquisa que avalia o grau de satisfação dos usuários do SUS em diferentes aspectos da assistência à saúde no Brasil, em especial na Atenção Básica. Diante de dados como, a proximidade das Unidades Básicas de Saúde aos domicílios, o reduzido tempo de espera para o atendimento do usuário, a satisfação com o atendimento prestado pelos trabalhadores da Atenção Básica, o fornecimento de medicamentos, exames laboratoriais e atendimento odontológico, a importância da atenção básica como principal porta de entrada do Sistema, a garantia de acesso a consultas médicas imediata, fazendo com que muitos recomendem os serviços da atenção básica para amigos e familiares, o Conasems comemora e parabeniza os gestores municipais de saúde e trabalhadores do SUS pelo resultado apresentado.
Para o presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, este sucesso se deve ao esforço coletivo de todos aqueles que acreditam nesta que é a maior política de inclusão social, o Sistema Único de Saúde.
A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, por meio de contato telefônico, em dois períodos distintos: de 30 de junho a 29 de julho de 2011 e de 08 de novembro de 2011 a 09 de janeiro de 2012. Seu público-alvo constituiu-se de cidadãos com 16 anos ou mais e dependentes abaixo desta idade que tivessem utilizado o SUS nos últimos 12 meses, para procedimentos diversos.
Unidades Básicas de Saúde estão cada vez mais perto do usuário
Segundo os dados do Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS, mais de 80% dos usuários procuraram as Unidades Básicas de Saúde, que na sua maioria, localizam-se á pouco menos de 30 minutos da sua residência. Isso, explica o presidente do Conasems, Antônio Carlos Nardi, "demonstra que a Atenção Básica está cada vez mais perto do cidadão, numa parceria firmada e posta em prática pelas três esferas de gestão".
Outro ponto positivo da pesquisa, destaca Nardi, é a redução no tempo de espera para o atendimento. 34,02% dos respondentes a pesquisa esperaram até 30 minutos entre o momento da chegada à Unidade de Saúde e o momento do atendimento, e 19,26% aguardaram até 1 hora. Apenas 5,06% não foram atendidos. "Uma das grandes reclamações do usuário do SUS é a demora no atendimento e a fila, estamos conseguindo diminuir este grande gargalo do SUS, 50,92% dos pesquisados não precisaram agendar consulta com o médico, pois foram atendidos no mesmo dia".
Dentre os entrevistados que buscaram a atenção básica, quase 50% receberam encaminhamento para outro procedimento pelo SUS, a saber: exames, consulta com especialista, encaminhamento para urgência, internação hospitalar e medicamento. Isso destaca mais uma vez a importância da atenção básica como principal porta de entrada e como ordenadora do sistema, garantindo acesso do usuário, que busca cada vez mais serviços de saúde mais resolutivos e humanizados. "Daí a importância da implementação das cinco redes prioritárias e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica", ressalta Nardi.
O acesso a medicamentos e exames laboratoriais do SUS também foi avaliado como positivo. De acordo com os dados, 69,65% dos entrevistados que foram encaminhados para exames conseguiram realizá-los integralmente ou parcialmente. E 56,75% conseguiram o medicamento na própria unidade de saúde, apenas 18,66% compraram na rede privada.
"O atendimento dos nossos trabalhadores da Atenção Básica foi avaliado pelos usuários como positivo", lembra o presidente do Conselho. 72,73% consideraram a atuação do Agente Comunitário de Saúde "boa" ou "muito boa"; 71,9% avaliaram o atendimento do médico como "bom" e "muito bom", 62,96% avaliaram o atendimento da equipe de enfermagem como "bom" ou "muito bom"; e 79,68% avaliaram o atendimento do dentista como "bom" ou "muito bom", sendo que 44,17% completaram o tratamento dentário e 33,36% ainda estão fazendo.
O resultado desta pesquisa não poderia ser outro, a grande maioria dos usuários recomenda aos seus amigos e familiares as Unidades Básicas de Saúde e os Centros Odontológicos (81,86%). "Isso comprova mais uma vez que os usuários estão satisfeitos, aprovam nossos serviços de saúde e estão sendo bem atendidos, fruto do esforço conjunto da União, Estados e Municípios, de um compromisso com o fortalecimento da Atenção Básica e a melhoria do acesso e atenção ao cidadão usuário do SUS", conclui Nardi.
Fonte: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
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