Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Veneri pede que Sanepar aponte responsáveis por crime ambiental


O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) irá solicitar à superintendência da Polícia Federal no Paraná as cópias dos documentos relativos à Operação Iguaçu- Água Grande, que investiga a Sanepar por crime ambiental. Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, Veneri irá pedir também explicações à direção da empresa estatal para identificar os responsáveis pela omissão de informações aos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental, que resulta na aplicação de multas à companhia.

A Sanepar foi alvo, nesta quinta-feira, 20, de uma operação da Polícia Federal, que investiga a responsabilidade da empresa pelo lançamento de esgoto não tratado em rios do estado. De acordo com o delegado Rubens Lopes da Silva, da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente da PF, uma das autuações, aplicada em 2008, renderia até hoje cerca de R$ 20 mil de multa por dia.

"Esses eventos sugerem que a companhia não faz os investimentos necessários na área ambiental e que vem sendo dirigida com base apenas em critérios políticos e não técnicos. O delegado disse que parece uma empresa de fachada. Eu prefiro dizer que se trata de uma direção de fachada, seja neste governo ou em anteriores, já que os trabalhadores da empresa cumprem o seu dever diariamente e não podem ser responsabilizados pela falta de compromisso com o interesse público demonstrado pela sua direção", afirmou o deputado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário