Campanha alerta para a importância de dentistas na UTI
Uma campanha nacional alerta para a importância da colaboração de cirurgiões-dentistas no tratamento de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva. Os cuidados dentários nesse tipo de situação podem prevenir infecções e outros riscos à saúde do paciente.
Interessante, sou dentista e creio que a iniciativa compõe um abrangente leque de estratégias de inserção profissional no mercado de trabalho, em síntese, uma carteiraço "pseudo-científico" com interesses de classe que se sobrepõem aos interesses coletivos.
ResponderExcluirExistem evidências sobre a relação entre problemas bucais X problemas sistêmicos, especialmente em pessoas debilitadas? Sim, sem dúvida. Mas, daí a baixar decretos, portarias, etc, normatizando a presença do profissional em UTI vai uma grande distância - penso eu, à luz do contraditório.
O que é necessário é que a equipe multiprofissional que já cuida de tais pacientes em UTI olhem, além de seu quadro nosológico específico, todos os determinantes que possam contribuir para melhora ou piora do mesmo, inclusive as suas condições bucais, e, constatando focos infecciosos ou outros problemas relevantes... chamem um dentista. Ponto, simples assim.
Um abraço, Antonio C. Nascimento (SMS Curitiba)
Muito grato! Volte sempre!
ResponderExcluir