Nove médicos selecionados pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, apresentaram-se nesta segunda-feira (25) à Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Curitiba e a partir do dia 1.º de março já estarão integrando as equipes de Saúde da Família. Eles vão completar as 185 equipes que hoje atuam na capital paranaense – número que deverá ser ampliado ainda no primeiro semestre deste ano.
O diretor da Atenção Primária da secretaria, Paulo Poli Neto, explicou que os selecionados para trabalhar em Curitiba são profissionais que se formaram há no máximo dois anos e complementarão a formação médica com a atuação supervisionada. Em contrapartida, o Ministério oferece um curso de especialização em Saúde da Família, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais.
O curso de especialização tem duração de 12 meses, com aulas teóricas ministradas em metodologia EAD (Ensino a Distância) pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), e com atividades práticas na Atenção Básica, sob supervisão de instituições de ensino superior (IES) e acompanhamento dos gestores locais.
“A prioridade da atual gestão é fortalecer a atenção primária à saúde. Não existe um bom sistema de saúde sem uma boa atenção primária”, destacou Poli Neto. Segundo ele, o objetivo é dobrar o número de equipes de Saúde Família até o final deste ano, ampliando para mais de 70% da população a cobertura com este modelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário