via Lumen FM
Você sabia que Curitiba é segunda capital com maior número de fumantes do Brasil? Sim, infelizmente é a realidade. As capitais do Sul do país registraram, segundo o Ministério da Saúde, o maior percentual de fumantes em Porto Alegre, com 22,6%, seguida de Curitiba, com 20,2%. São Paulo é a terceira cidade do ranking, com 19,3%. A Organização Mundial da Saúde estima que, um terço da população adulta do planeta – aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões de pessoas – sejam fumantes, comprovando que 47% é masculina e 12% é feminina.
Além dos males causados ao sistema respiratório, o câncer está diretamente relacionado ao hábito de fumar. O cigarro não atinge somente o pulmão, representando 80% dos casos, mas podem causar outros tipos de tumores no estômago, esôfago, bexiga, mama entre outros órgãos.
E quem também pode sofrer com o tabaco são os chamados fumantes passivos. Ainda que em menor intensidade, os efeitos podem ser sentidos, o que traz uma reflexão ainda mais grave aos pais que fumam perto de seus filhos, por exemplo, causando piora das doenças alérgicas como asma e rinite, além de causar tosse crônica e doenças infecciosas nas vias aéreas superiores e pneumonias.
Que tal largar de vez este mal e dar prioridade a sua vida?
Fonte: hospitalmarcelino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário