Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Uso do 136 amplia em 43% número de queixas contra planos de saúde

no Blog da Saúde

No dia 5 de maio, o Ministério da Saúde lançou campanha publicitária para incentivar a população a fiscalizar, sugerir e, se necessário, prestar queixas e denúncias contra os serviços prestados por operadoras de planos de saúde. O resultado foi o registro do aumento de 43% no número de reclamações referentes ao não cumprimento dos prazos máximos de atendimento pelos planos de saúde apenas na primeira semana de divulgação da campanha em rede nacional. A média mensal de reclamações dirigidas ao número 0800 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é pouco mais de 13mil reclamações.

Nos primeiros 14 dias de veiculação das peças publicitárias, 23 mil pessoas acionaram o telefone 136 para buscar esclarecimentos sobre planos de saúde. Estas chamadas são automaticamente redirecionadas para a central de atendimento da ANS. A medida contribui para ampliar o acesso e a participação dos usuários da saúde suplementar por meio de sugestões, críticas ou reclamações. Para isso foi escolhido o número Disque Saúde – 136, por ser curto e de fácil memorização.
Campanha
O monitoramento do prazo de atendimento das operadoras de saúde é feito com base nas queixas da população, que reflete na melhoria do acesso e qualidade do atendimento dos planos de saúde. Este é um dos 16 objetivos estratégicos do Ministério da Saúde presentes no Plano Nacional de Saúde aprovados pelo Conselho Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde vem promovendo ações na área de Saúde Suplementar para garantir a qualidade dos serviços e defender seus usuários. Entre os avanços obtidos com a regulação do setor, está a implementação da avaliação que monitora desde 2012 o cumprimento por parte das operadoras de planos de saúde do tempo máximo para marcação de consultas, exames e cirurgias. No ano passado, 364 planos de 54 operadoras tiveram suas vendas suspensas temporariamente por descumprirem a regra.
Veja algumas ações promovidas pelo Ministério da Saúde para proteger usuários de planos de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário