no blog do Rodolfo Lucena


Diversos corredores com fibrose cística vão participar da maratona de Porto Alegre no próximo domingo. É uma diversão, mas também um testemunho: demonstram que é possível praticar exercícios mesmo tendo a doença. Ou melhor: os exercícios são benéficos para quem enfrenta essa condição.

“A fibrose cística é uma doença genética que afeta especialmente os sistemas digestivo e respiratório. Nos pulmões, a doença provoca o acúmulo de secreções, que acabam por obstruir as vias aéreas, causando infecções e perda progressiva da função pulmonar”, me diz Cristiano Silveira, da Equipe de Fibra, um grupo que reúne atletas que enfrentam a doença.

Ele conta que o projeto, realizado em conjunto com o Instituto Unidos pela Vida, nasceu sob a inspiração da triatleta canadense Lisa Bentley (44), que tem fibrose cística.

“Lisa era professora de matemática em Ontário e recebeu o diagnóstico de FC aos 19 anos. Ao invés de desanimar, o que seria normal para quem recebe um diagnóstico devastador de uma doença progressiva e até hoje sem cura, Lisa decidiu enfrentar o problema desafiando seu corpo. Ela começou a praticar o triatlo em 1990 e dez anos depois chegou ao lugar mais alto do pódio em uma etapa da competição disputada na Nova Zelândia. A partir daí, foram 11 títulos no Ironman. Lisa parou de competir em 2007, mas até hoje sua história inspira as pessoas com FC, acostumadas às restrições médicas”, diz Cristiano.
Organizado já há alguns anos, o grupo de “atletas de fibra”, como eles se chamam, vem participando de provas e divulgando a importância de manter a prática de exercício físico para enfrentar melhor a condição. Para isso, realizam também encontros e palestras.

“No ano passado, levamos o argentino Marcos Marini, primeira pessoa com FC na América do Sul a completar uma maratona, para palestrar para pais e pacientes um dia antes da meia maratona do Rio”, diz Cristiano.

Agora, na maratona de Porto Alegre, além da presença de mais de uma dúzia de atletas nas diversas modalidades (especialmente no revezamento), também haverá uma palestra gratuita.

O evento “O Exercício Físico na Fibrose Cística”, promovido pela Equipe de Fibra em parceria com o Instituto Unidos pela Vida, será realizado no próximo dia 15, sábado, às 14h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255 sala 301).

Cristiano será um dos palestrantes, ao lado da atleta “de fibra” Thamiris Sabas, que vem participando de provas regularmente, chamando a atenção dos seus médicos com os ganhos que teve a partir do dia em que decidiu correr. Também vão falar a psicóloga Verônica Stasiak, diretora do instituto; a dra. Janice Lukrafka e a educadora física Inaê Cherobin