As grávidas estão sendo convocadas pela Secretaria e os exames serão realizados no sábado, dia 29 de junho
no Bem Paraná
Cem gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde de Curitiba irão fazer o exame de ultrassom obstétrico – realizado entre a 20ª e a 26ª semana de gestação – no Instituto da Mulher e Medicina Fetal (Immef). O mutirão é resultado de uma parceria do Immef com a Secretaria Municipal da Saúde, através do projeto Immef na Comunidade. As grávidas estão sendo convocadas pela Secretaria e os exames serão realizados no sábado, dia 29 de junho.
O critério de seleção das gestantes segue a demanda existente hoje nas unidades de saúde e o tempo de gestação das mulheres que fazem o pré-natal pela Prefeitura, segundo o coordenador da Rede Cegonha e do Programa Mãe Curitibana, Wagner Barbosa Dias.“Os resultados dos exames feitos no Immef serão encaminhados ao Mãe Curitibana e, conforme o laudo, as gestantes serão encaminhadas às unidades de saúde e, em casos mais complexos, ao Hospital de Clínicas ou Evangélico”, comentou.
O médico e diretor do Immef, Claudio Correa Gomes, disse que o objetivo do projeto é beneficiar às gestantes, oferecendo um exame que possa identificar qualquer alteração durante o período gestacional. “A Secretaria Municipal da Saúde encaminha as gestantes e faz todo o acompanhamento posterior, de acordo com a necessidade de cada caso”, explicou.
Exames
Ao todo, 14 médicos do instituto realizarão os exames que, além do ultrassom morfológico do segundo trimestre, incluem o Doppler das artérias uterinas e a avaliação do colo uterino. Com esses exames é possível avaliar, de forma completa, toda a formação do bebê, o que é fundamental na condução da gestação, na determinação do momento e local onde o parto deverá ser realizado.
As grávidas selecionadas para os exames receberão um kit gestante, com fraldas, lenços umedecidos, pomadas e outros itens de higiene para o bebê.
Dias ressaltou que a oferta dos exames pelo Immef acelera o atendimento às gestantes atendidas pela Prefeitura, mas mesmo aquelas que não forem chamadas neste momento, terão acesso ao ultrassom morfológico. “Contamos com uma ampla rede de prestadores, além de serviços próprios, nos quais as ecografias são realizadas rotineiramente, garantindo à assistência a todas as gestantes”, afirmou Wagner Barbosa Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário