Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ver SUS (*) Brasil em Curitiba.






(**)

A abertura do Ver SUS hoje foi muito emocionante para mim. 

A turma que está nos visitando aqui em Curitiba é do MST.

Pude rever alguns amigos de longa data, ver o brilho nos olhos daqueles meninos... Enfim!

Há mais ou menos dez anos atrás, Shirley e eu participamos de um evento semelhante. Naquela época, o governo do estado (Requião) firmou parcerias com o MST e a Shirley coordenava esta ação.

Lembro do dia em que fomos - junto com o Dr Rosinha - observar uma das turmas do curso de Agentes Comunitários de Saúde. 

Chamou nossa atenção as mães sentadas, com seus filhos no colo, lápis e cadernos em punho, anotando atentas os ensinamentos do curso.

Emoção total - lembro como se fosse ontem - a turma suspendeu momentaneamente as atividades para homenagear a Shirley e o Dr Rosinha com uma cesta de produtos da Reforma Agrária.

Hoje pude dirigir algumas palavras aos jovens... Quem sabe não seriam alguns deles aquelas crianças que estavam no colo das mães há 10 anos atrás?

Sei lá. 

O que eu sei é que dei vexame. Chorei ao final da fala.

Lá do cantinho encantado onde está, Shirley  certamente viu tudo e deve ter gostado do que viu... 


(*)  O VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde com duração de 15 a 20 dias.

    A missão é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Orientado pela abertura do sistema de saúde como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS/Brasil pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde.

     Outra dimensão contemplada nesse Projeto diz respeito à histórica dificuldade das diferentes profissões da saúde trabalharem de forma integrada. A cultura de fragmentação do setor ainda é uma realidade na qual a falta do hábito de convivência multiprofissional é uma de suas causas. Nesse sentido, o VER-SUS/Brasil oportuniza o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da área da Saúde e áreas afins.

(**) Hoje falamos um pouco sobre Políticas Públicas, sobre o quanto o Capital Internacional se apropria dos recursos destinados a estas políticas públicas etc etc etc.
O logotipo da Microsoft lá atrás na tela (resultado da política de informática terceirizada/quarteirizada conduzida pelo ICI) sinaliza o quanto ainda temos que caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário