Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Primeiro médico cubano já está em Guaraqueçaba

Oscar Gams Cavallero, de 29 anos, é o primeiro médico cubano a chegar ao Litoral do Paraná. Ele chegou na quinta-feira (5) para atuar em Guaraqueçaba. 
O município receberá este ano dois dos três profissionais solicitados ao Programa Mais Médicos do governo federal. De acordo com Cabellero, outro colega cubano se encontra em Brasília fazendo o curso de treinamento do Ministério da Saúde.
 
Apesar de jovem, não é primeira experiência do dr. Oscar nos programas do governo de Cuba para levar médicos a regiões carentes do mundo todo – inclusive em países ricos. Ele já esteve na Venezuela, um dos principais parceiros dos programas cubanos e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), instituição que contratou os profissionais.
 
Em entrevista ao programa Voz do Litoral, da TVCI, de Paranaguá, Cavallero mostra que defende o mesmo tipo de medicina que levou o governo a criar o programa em virtude do desinteresse da maioria dos médicos brasileiros em atender as localidades distantes dos grandes centros e as populações mais pobres. Também demonstra discreto e justificado orgulho cubano. “Eu acho que Brasil é muito bom. Tive uma grande oportunidade apresentada pelo meu país para acudir aqui o Brasil, para ajudar as pessoas mais pobres, ajudar o Sistema Único de Saúde, principalmente as pessoas que mais nos requerem, nos lugares mais afastados do Brasil”, disse. “Estou preparado para atender todos os tipos de cidadãos”, declarou ao final da entrevista na qual ainda não se arriscou a falar no inevitável portunhol.
 
O secretário de Saúde de Guaraqueçaba. Alcindino Ferreira Barbosa, também foi ouvido pela reportagem da TVCI. Segundo ele, o Programa Saúde da Família atende 75% da demanda do município e com a chegada dos cubanos, chegará a 100% da população.
 
Fonte: TVCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário