A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família conta com quase 5000 trabalhos inscritos e aproximadamente 10.000 participantes.
Temos aqui profissionais de saúde de todas as áreas, educadores populares em saúde, pessoal que trabalha com arte em saúde, redes sociais, fotografia, comunicação, redes sociais, grupos quilombolas, indígenas, manifestações culturais....
A atividade onde estou engajado é chamada de Comunicação Amostrada. A idéia é (nas palavras dos organizadores) construir “um território comum e múltiplo de comunicadores. Que possamos inventar novas ou diferentes conexões no campo da comunicação pública, de onde todos possamos sair mais sabidos, mais solidários, interconectados e ainda conhecedores dessas experiências tão desafiadoras e marcantes que serão divididas conosco e com outros tantos presentes durante a IV Mostra”.
A proposta é interessante. Durante muitos anos, nós que trabalhamos no SUS nos especializamos em falar para nós mesmos ou, no popular, nos especializamos em “converter os convertidos”.
A comunicação em saúde tem que romper estes espaços estas práticas convencionais. A redes sociais tem este poder.
No primeiro momento, rolou uma roda de conversa com alguns dos participantes convidados para esta “rede da saúde”.
Conceição Oliveira, do "Blog da Maria Frô"
Olha só algumas experiências:
O Programa Maluco Beleza - de Campinas - é integrado e operado por pacientes do Hospital Psiquiátrico Cândido Ferreira e colaboradores da área de comunicação/jornalismo/informática. Eles tocam alguns projetos cujo carro-chefe é um programa transmitido via rádio Web, uma ferramenta criada a partir do programa Maluco Beleza, que existe há 8 anos e também é veiculado na Rádio Educativa de Campinas. Além de ajudar na reinserção dos pacientes do Cândido, é uma maneira de quebrar os preconceitos da população.
O pessoal do Portal (Grupo) ENcena veio do Tocantins, em seu portal eles informam que o “(En)Cena: a saúde mental em movimento”, foi idealizado pelos cursos de Comunicação Social, Psicologia e Sistemas de Informação do CEULP/ULBRA, é um portal para o qual convergem produções textuais, imagéticas e sonoras referentes ao tema da loucura.
Também foi destacado aqui o papel do portal “Comunidade de Práticas da AB” que é a rede social da AB (tipo assim o Facebook da Saúde). Neste portal é possível inscrever e divulgar trabalhos, trocar experiências na comunidade, criar novas comunidades para temas específicos, participar de grupos de discussão, tirar dúvidas...
Quem quiser acompanhar via Twitter, é só procurar pelas hashtags
#IVmostra
#mostrasaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário