Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Inacreditável! Preconceito institucional de chapa-branca



Surreal


Um grupo de indios acampou na frente da sede do Núcleo do Ministério da Saúde em Curitiba.

São procedentes do litoral de São Paulo e pretendem ficar em Curitiba até segunda feira dia 31.Vieram aqui para tentar uma conversa com o coordenador do distrito sanitário indígena do litoral sul paulista, que trabalha aqui.

Não conseguiram nada. Segundo informações, o coordenador está em Brasília. 






A presença dos nossos irmãos índios na frente do prédio evidentemente despertou a curiosidade geral. Outro dia desses eu estava de saída e vi um dos seguranças posando para fotos com a turma cheia de penas, cocares e pintura vermelha.

O flagrante deve estar na rede correndo o mundo.

Na falta do coordenador, alguns funcionários de outros setores do Núcleo começaram a conversar informalmente com os irmãos indígenas. 

Alguns por pura curiosidade, outros no mais puro desejo de ajudar.

Vai daí que uma das chefias (não dos índios, mas do Núcleo) em uma reunião de trabalho, orientou para que os servidores não que falassem com os índios e, se possível - PASMEM! - sequer olhassem para eles.

Provavelmente tem gente por aí assistindo muito filme de faroeste...

Minha recomendação (como médico) em um caso desses, seria parar com os filmes e internar por umas poucas semanas (umas 90) em uma clínica de repouso , sem jogar videogame nem assistir TV tomando muito chá de camomila.

Quanto aos índios, eu recomendaria que se reunissem, escolhessem seus representantes, e subissem pelas escadas (pura precaução para o caso de alguém desligar a chave da luz) para assumir emergencialmente as atividades que estão vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário