Programa levou mais de 14 mil profissionais e ajudou o país a reduzir o número de encaminhamentos a hospitais em pelo menos 20%. No Brasil, cerca 57,4 milhões de brasileiros têm pelo menos uma doença crônica.
na Radioagência Brasil de Fato
O Programa Mais Médicos, que levou mais de 14 mil profissionais para cerca de 3,7 mil municípios, ajudou o país a reduzir o número de encaminhamentos a hospitais em pelo menos 20%. É o que aponta dados inéditos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta semana.
O programa teve forte impacto positivo entre pacientes com diabetes, com aumento de atendimentos em cerca de 45%, e entre os de pacientes com hipertensão arterial, com aumento de atendimento em 5%.
A pesquisa mostra que quanto maior a cobertura no atendimento oferecido pela Atenção Básica, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) menor é a proporção de internações diabéticos e hipertensos.
As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil. Hipertensão arterial, diabetes, doença crônica de coluna, colesterol e a depressão são as que mais atingem a população brasileira.
No Brasil, cerca 57,4 milhões de brasileiros, o que equivale a 40% da população adulta, têm pelo menos uma doença crônica.
A existência dessas doenças está diretamente associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.
De São Paulo, da Radioagência BdF, Leonardo Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário