A ABS – Agência Brasil de Segurança, com o apoio de entidades de profissionais de segurança e saúde no trabalho, está preparando a quarta edição do Seminário de Engenharia, Medicina e Saúde Ocupacional evento que terá seu foco na integração das ações dos Serviços Especializados em Segurança e Saúde no Trabalho, que acontecerá em São Paulo nos dias 20 e 21 de agosto de 2009.
O SEMSO, em sua quarta edição, apresentará ao público prevencionista a harmonia da simbiose que resume a proteção do trabalho e queremos convidá-lo para apresentar sua experiência, prática e ações efetivamente implantadas para que possamos disseminá-la junto ao público presente ao seminário.
Há tempos diversos especialistas apregoam a importância das ações conjuntas, seqüenciais ou complementares da engenharia e da medicina em prol da melhoria da saúde ocupacional nos ambientes de trabalho.
Essas ações existem e acontecem nas diversas regiões de nosso país continental apresentando resultados pró-ativos preciosos em prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Como é sabido o combate eficiente aos acidentes e doenças do trabalho somente apresenta resultados satisfatórios quando se consegue evitar a instalação do risco ou mesmo quando se consegue mantê-lo sob rígido controle. Da mesma forma, com a instituição do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) ratificou-se a importância da Medicina do Trabalho no cenário da prevenção dos infortúnios laborais, enfatizando-se, principalmente, o controle da saúde ocupacional no universo laboral.
Como a prevenção é nossa meta, é importante que, para que haja o efetivo controle mencionado, a higidez do ambiente de trabalho deve ser mantida pelo conjunto engenharia e medicina do trabalho. Se qualquer um desses atores atuarem separadamente o corpo da prevenção não conseguirá caminhar, pois lhe faltará uma perna e, conseqüentemente, o equilíbrio.
Nossa missão é a difusão do conhecimento e, com absoluta certeza, não podemos nos furtar de nosso dever. Contamos com você para a melhoria das condições e do meio ambiente do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário