Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CEBES: 1° SIMPÓSIO DE POLÍTICAS E SAÚDE

recebi da Ligia Cardieri

Prezados companheiros, 
 
Já estamos chegando ao final do mandado da atual diretoria do Cebes depois de três anos de muito trabalho, esforços coletivos e êxitos compartilhados. Quando começamos a discutir a Refundação do Cebes, partimos da necessidade de fortalecer seus princípios originários, ampliando o debate sobre os rumos da Reforma Sanitária e a difusão de conhecimentos que fundamentassem uma práxis política caracterizada pela crítica e autonomia, voltada para o aprofundamento e radicalização da democracia, em aliança com outros atores e movimentos da sociedade civil.

Para realizar essa proposta grandiosa sentimos necessidade de contar com seu apoio e de outros companheiros que têm se dedicado a construir coletivamente esta trajetória da Reforma Sanitária Brasileira.

No encerramento de nossa gestão decidimos criar um evento que trate a Política e a Saúde, onde possamos coletivamente discutir "teses" e/ou proposições discursivas e analíticas menos formais sobre o tema que caracteriza a identidade do Cebes, ou seja  a identificação e a análise dos impasses e possibilidades estratégicas que nos permitam incidir nas relações atuais entre a política e a saúde de forma a radicalizar a democracia e a avançar na direção de uma sociedade mais justa e de um mundo sem opressões.

Para tanto, criamos um espaço tipicamente Cebiano, que será o nosso 1º Simpósio de Políticas e Saúde, a ser realizado nos dias 28 e 29 de agosto de 2009, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro.

A dinâmica dos trabalhos será realizada a partir das contribuições sobre alguns eixos temáticos com os quais estamos trabalhando e que nos permitem agregar a maior parte das nossas preocupações para atualizar a agenda da Reforma Sanitária. São eles:  conjuntura politica;  reforma do Estado e  gestão do SUS; os direitos sociais e o direito à saúde; a determinação social da saúde; e as relações entre o público e o privado.
 
Para cada eixo estamos esperando uma intensa discussão que se dará a partir de proposições encaminhadas pela Diretoria Executiva, pelos Núcleos, por membros da Diretoria Ampliada e por todos os Cebianos e outros parceiros e interessados em participar desse debate.

Nessa oportunidade também será eleita a nova diretoria, haverá a prestação de contas da diretoria atual e será aprovado o estatuto reformulado (veja proposta no site).

Temos certeza da imprescindibilidade de sua contribuição e presença. Além do mais, estaremos juntos, mais uma vez, fazendo um fragmento da história da Reforma Sanitária Brasileira.

Saudações cebianas,
Sonia Fleury


Nenhum comentário:

Postar um comentário