Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A maioria das cidades brasileiras oferece ao cidadão informação e serviços pela internet, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 (Munic 2009), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 5.565 prefeituras que responderam ao questionário da pesquisa, 60% têm página na internet (3.339). Mais 1.497 prefeituras disseram ter sites informativos e 1.060 afirmaram que suas páginas oficiais permitem ao usuário fazer sugestões e reclamações.
Apenas 780 municípios – quase todas capitais ou grandes cidades do país (Sul e Sudeste) – informaram que, além de informativa e interativa, sua página na internet possibilita que o cidadão tenha acesso a serviços como alvará provisório e matrícula escolar.
Apenas 349 municípios declararam oferecer ferramentas para usuários com deficiências auditivas e somente 36 têm sites que atendem às necessidades de deficientes visuais, quase todos localizados nas regiões Sul e Sudeste.
O telefone ainda é o meio mais usado para o atendimento a distância. Os dados apontam que 94,2% das prefeituras disponibilizaram alguma forma de atendimento a distância.
A inclusão digital é uma preocupação para 87,6% dos municípios, que informaram que estão desenvolvendo ou já desenvolveram uma política ou plano para garantir aos seus cidadãos acesso à informação e o direito à comunicação por meio das novas tecnologias. O Sudeste concentra o maior número de prefeituras que já têm uma política nesta área e a maioria desses municípios tem mais de 500 mil habitantes (95%).
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