Podem participar da mostra competitiva experiências de secretarias estaduais e municipais de Saúde
Estão abertas até 30 de maio as inscrições de trabalhos para a mostra competitiva da 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que este ano será realizada entre os dias 24 e 26 de novembro, em Brasília.
A mostra competitiva visa divulgar e premiar os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados com ações integradas e que trouxeram resultados concretos para o aperfeiçoamento da vigilância em saúde ou para um conjunto de doenças/agravos/situações de saúde, especialmente as que envolveram uma articulação dentro e fora da área de saúde.
Para este ano, a novidade é que serão contempladas ações de comunicação e mobilização social implementadas por estados e municípios. Confira os temas a serem premiados este ano:
1. Inovações na gestão da vigilância ambiental e saúde do trabalhador, com ênfase na articulação intra e intersetorial;
2. Inovações na gestão da vigilância de agravos e doenças não transmissíveis e da promoção da saúde;
3. Inovações na gestão da vigilância epidemiológica, com ênfase na articulação intrassetorial;
4. Inovações na comunicação e mobilização social em vigilância em saúde;
5. Organização da gestão de respostas rápidas em emergências epidemiológicas, com ênfase na integração intra e intersetorial;
6. Aperfeiçoamento dos sistemas de informação e análise de situação de saúde;
7. Inovações na gestão dos processos de trabalho em vigilância em saúde, com ênfase na integração com a atenção básica;
8. Investigações de surtos conduzidas pelas esferas estadual e municipal do SUS - Prêmio Carlos Chagas.
Como participar
A inscrição é institucional e o autor principal deve ser lotado em serviço público que execute ações de vigilância em saúde. A instituição vencedora em cada um dos temas receberá um prêmio de 30 mil reais. O Prazo de inscrição é de 15 de março a 30 de maio de 2010. Para fazer a inscrição eletrônica da experiência - clique aqui.
Orientações
Em cada tema serão selecionadas 3 experiências para apresentação oral durante o evento, em um total de 24 trabalhos a serem divulgados e que participarão da Mostra Competitiva no local. As experiências devem ser originalmente dos Serviços de Saúde e demonstrar Reprodutibilidade, Sustentabilidade, Inovação e Impacto potencial na Saúde Pública.
Não serão elegíveis os trabalhos que no seu corpo de autores apresentem técnicos ou gestores lotados na Secretaria de Vigilância em Saúde; que não se enquadrem nos temas acima descritos; que tenham enfoque em áreas não relacionadas com a promoção, vigilância, prevenção ou controle; que tenham enfoque em ações que não estão sob a gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde; que não apresentem autoria institucional; que não provenham de serviços públicos; que executem ações de vigilância em saúde ou que sejam enviados com dados incompletos.
Não serão priorizados trabalhos que apenas descrevam as análises epidemiológicas realizadas sem as conseqüentes ações concretas desencadeadas na prática dos serviços.
Após a seleção dos trabalhos finalistas, será solicitado ao representante legal da instituição autora, um documento em que ateste a veracidade dos dados e que confirme a participação da instituição. Somente após o recebimento deste documento, a EXPOEPI confirmará a participação do trabalho.
Será realizada a junção de temas que não apresentarem no mínimo 20 trabalhos elegíveis, dentre os 8 temas acima listados.
Mais informações:
– área temática da vigilância em saúde.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão científica da 10ª. EXPOEPI pelo endereço eletrônico: expoepi@saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário