Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

ACORDA MINISTÉRIO DA SAÚDE! EXISTEM DOENÇAS DE CAUSA GENÉTICA!


recebi do meu amigo Salmo Raskin


Pessoal, em homenagem ao Dia Nacional das Doenças Raras, que este ano será comemorado dia 23 de Fevereiro, criei um Grupo no Facebook chamado ACORDA MINISTÉRIO DA SAÚDE! EXISTEM DOENÇAS DE CAUSA GENÉTICA!

É um grupo aberto, que tem como principal objetivo denunciar a falta de atenção do Ministério da Saúde com o atendimento de pacientes com doenças genéticas, na esperança de que esta triste realidade possa ser mudada pela força das redes virtuais.

Convido-os a acessar agora, participar e dar sua contribuição, assim como chamar todos que possam se interessar por esta nobre causa!! Nosso desafio é ter milhares de participantes no grupo até o dia 23 de Fevereiro!!!

ACORDA MINISTÉRIO DA SAÚDE! EXISTEM DOENÇAS DE CAUSA GENÉTICA!


O objetivo deste grupo é denunciar a falta de atenção do Ministério da Saúde com o atendimento de pacientes com doenças genéticas, na esperança de 
que esta triste realidade possa ser mudada pela força das redes virtuais.



Comentário do Salmo Raskin: No Brasil a atenção à saúde mais rudimentar e básica no âmbito das doenças genéticas atinge parcela bem restrita da população usuária do SUS. 
A genética médica lida com condições individualmente raras que constituem, no entanto, grupo não desprezível de doenças, com repercussões significativas e de relevância crescente para a saúde comunitária. 
Englobados entre elas temos os defeitos congênitos; as deficiências mental, física, auditiva e visual; as doenças metabólicas; as doenças degenerativas e o câncer. 
Todas necessitam de uma linha de atendimento que vai da atenção primária até a realização de exames sofisticados e terapias de ponta. 
Para uma correta assistência um grupo de profissionais devem estar harmonicamente trabalhando: médicos geneticistas; psicólogos; assistentes sociais; enfermeiros; biólogos; etc. 
Não há hoje, no Brasil, um exemplo de alguma cidade, município ou região no qual tal atendimento aconteça.
ACORDA MINISTERIO DA SAÙDE!!!!!!!!!

Só para confirmar o que o Salmo falou acima. A incidência de bebês recém-nascidos vivos com cardiopatia congênita chega e 1% (UM POR CENTO) de todos os nascidos vivos e a quase 30% (TRINTA POR CENTO) nos natimortos.

2 comentários:

  1. I am an American medical educator working here in Brazil, and am so proud to see this wonderful blog, the Acorda! page by Dr. Salmo, and the increasing public awareness and interest in genetic disorders and rare diseases in general. Congratulations!

    ResponderExcluir
  2. Thank you very much Dr Heather! You are welcome!

    ResponderExcluir