Parentes de deputados e de lideranças regionais vão tentar conquistar vagas na Assembleia ou na Câmara Federal no próximo ano
A lista inclui nomes de vários partidos. No PPS, por exemplo, o presidente estadual da legenda, Rubens Bueno, deve ser candidato a deputado federal e a filha, a vereadora de Curitiba Renata Bueno, está sendo apontada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
O deputado federal Cesar Silvestri disputa a reeleição e o filho, Cesar Silvestri Filho, é pré-candidato a deputado estadual.Outra dupla no PPS é o deputado estadual Marcelo Rangel, que vai tentar mais um mandato, e o irmão, Sandro Alex (PPS), que é pré-candidato a deputado federal.Além do parentesco com políticos, Silvestri Filho, Sandro Alex e Renata Bueno têm em comum o fato de serem advogados e de terem tido bons resultados nas eleições para prefeito e vereador em 2008.
Silvestri Filho perdeu a eleição para a prefeitura de Guarapuava por uma diferença de apenas 2% para o prefeito Fernando Carli Filho (PP), que foi reeleito. Sandro Alex também foi derrotado por margem pequena de votos pelo atual prefeito Pedro Wosgrau (PSDB). E Renata Bueno foi eleita vereadora com 4.984 votos.
Depois do teste das urnas, eles querem provar que não vivem à sombra dos familiares políticos. “Sempre vou ser a filha do Rubens Bueno, mas meu mandato é independente, já consegui me posicionar e ter ações em nome próprio”, diz Renata Bueno. A vereadora afirma não ter pretensão de deixar o mandato na Câmara Municipal, “onde tem muito a fazer ainda”, para disputar uma nova eleição. Mas diz estar “à disposição” do partido. “Se acharem por bem, vou sair.”
Para Silvestri Filho, que passou a coordenar as campanhas do pai em 2002, pode haver alguma resistência em determinados setores diante de dois familiares disputando a eleição, mas a grande maioria da população vê com naturalidade. “Todo filho que tem orgulho da atividade do pai quer dar continuidade a esse trabalho, assim como o filho de um médico ou de um advogado. É um interesse pessoal e natural que vem desde a infância”, afirma ele.
Nos outros partidos, também há candidaturas de familiares de políticos conhecidos, como Pedro Lupion (DEM), filho do deputado federal e presidente estadual do partido no Paraná, Abelardo Lupion. Pedro nunca disputou cargo público. No PSB, Emilia Belinati, que foi deputada estadual e vice-governadora, é pré-candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa. As chances de ser eleita em Londrina dependem do ex-marido, o deputado estadual Antonio Belinati, que pode ou não disputar a reeleição, dependendo do desfecho de ações judiciais que o tornam inelegível.
Parentes
Confira quem deve se candidar (entre parênteses, o possível cargo que vai disputar):
Renata Bueno (deputada federal), filha de Rubens Bueno, presidente do PPS estadual.
Cesar Silvestri Filho (deputado federal), filho do deputado federal Cesar Silvestri.
Pedro Lupion (deputado estadual), filho do deputado federal Abelardo Lupion.
Sandro Alex (deputado federal), irmão do deputado estadual Marcelo Rangel.
Emilia Belinati (deputada estadual), ex-mulher do deputado estadual Antonio Belinati.
Hermas Brandão Junior (deputado estadual), filho do presidente do TC, Hermas Brandão.
Evandro Junior (deputado estadual), neto do presidente do TC, Hermas Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário