Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Combate ao trabalho escravo: estudos mostram características do trabalho escravo contemporâneo no Brasil

na FPA


Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados essa semana - em que se completam 127 anos da assinatura da Lei Áurea, que formalmente acabou com a escravidão no país - mostram que, desde 1995, quando o país reformulou seu sistema de combate ao trabalho escravo contemporâneo, foram realizadas 1.785 operações de fiscalização para erradicação do trabalho escravo e mais de 49 mil pessoas foram resgatadas, aplicando multas que superam os R$ 92 milhões. Segundo os dados do MTE, o Estado que registrou maior número de trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão foi Minas Gerais, com 380 dos 1.674 trabalhadores resgatados no país em 2014.

A Campanha da Comissão Pastoral da Terra (CPT), chamada “De olho aberto para não virar escravo”, no entanto, chama a atenção que 1.674 pessoas foram libertadas de condição análoga à de escravo durante o ano de 2014, um valor inferior à média dos últimos 4 anos, o que pode ser reflexo de um número de fiscalizações (284) também abaixo da média observada desde 2003. Segundo os dados da CPT, 57% dos casos de trabalho escravo identificados no ano passado estão nas regiões Norte e Nordeste, sendo 48% na Amazônia Legal.

Já segundo pesquisa da Agência Repórter Brasil, em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), o trabalhador escravo contemporâneo é homem (em 95% dos casos), na faixa etária dos 18 aos 44. Mais de 50% têm baixa escolaridade e são, em geral, migrantes do Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Ainda segundo esse estudo, passados 20 anos da adoção de medidas que intensificaram o combate ao trabalho escravo, houve uma migração do ambiente onde se pratica esse tipo de crime, das zonas rurais para as cidades, marcada entre os anos de 2013 e 2014.

Percebe-se assim a dimensão do problema do trabalho escravo no Brasil – que embora não tenha a mesma proporção da escravidão pré-1888, é uma questão muito grave - e a necessidade combatê-lo, com fortalecimento de medidas institucionais e apoio da sociedade. Por exemplo, alguns dos desafios para o combate ao trabalho escravo no Brasil são ampliar a estrutura de fiscalização e garantir a segurança dos profissionais da área; a publicação da “Lista Suja” (relação de empregadores flagrados com mão-de-obra escrava), suspensa em 2014 pelo Supremo Tribunal Federal (STF); bem como barrar propostas que excluem elementos definidores do conceito de trabalho análogo ao de escravo da legislação brasileira.
Para ler mais:
Combate ao trabalho escravo: Entre luzes e sombras
leia mais
Em duas décadas, fiscais resgataram do trabalho escravo quase 50 mil pessoas
leia mais
MTE apresenta balanço do trabalho escravo nos 20 anos de atuação do Grupo Móvel
leia mais
Quem é o trabalhador escravo contemporâneo
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário