Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Desigualdades no acesso à participação política nos últimos 50 anos

O livro Trajetórias das Desigualdades: Como o Brasil Mudou nos Últimos Cinquenta Anos, organizado por Marta Arretche, se propõe a analisar a desigualdade em suas múltiplas faces no último meio século no país, a partir dos dados do Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos eixos do livro (participação política) examina a evolução da desigualdade do acesso à participação política no Brasil. Destacamos dois aspectos que mostram a melhoria do acesso neste item.

A primeira questão é que o contingente de eleitores cresce de 7,4 milhões, em 1945, para 135,5 milhões, em 2010, especialmente com a inclusão dos mais pobres e menos escolarizados. Os autores consideram que este salto quantitativo, muito mais que decorrente do aumento populacional do período, é resultado do rompimento de barreiras para o direito ao voto: as diversas constituições que teve o país definiam aqueles que poderiam votar ou não, sendo a maior barreira – a da exigência da alfabetização – sido retirada em 1985, ampliando a quantidade de possíveis eleitores

Já a segunda questão que destacamos é o papel dos conselhos municipais: esse eixo também discute como no período da redemocratização (entre 1988 e 2009) os conselhos municipais se expandiram no país, democratizando a participação na esfera municipal. Destaca-se que os municípios governados em algum momento pelo PT ao redor dos anos 2000 apresentam médias de conselhos sistematicamente mais altas que outros municípios, com aumento dessa diferença ao longo da década. Segundo autores do livro, municípios governados pelo PT entre 1996 e 2004 tinham, em média, 6,16 conselhos em 2010, contra 4,80 nos demais municípios. Mostra-se assim que o PT esteve associado a um acesso mais democrático à política municipal

Para ler mais:

Arretche, Marta (org.) (2015) Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. 1ª Edição, São Paulo: Editora Unesp; CEM, 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário