Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

MS encaminha pedido de inclusão de Sanitarista na CBO

O Ministério da Saúde encaminhou na manhã desta quinta-feira (01) o pedido de inclusão da ocupação de Sanitarista à equipe técnica da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os sanitaristas são profissionais de nível superior em qualquer área com habilitação em nível de pós-graduação (especialização/residência, mestrado e doutorado) que atuam em várias atividades de sistemas e serviços de saúde. A CBO reflete algumas dessas especializações por meio de ocupações como: médico sanitarista e enfermeiro sanitarista, além de outros sinônimos.

Em 2008 foram inaugurados os primeiros cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil, com o intuito de atender, além do mercado de trabalho em saúde, as exigências do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o Brasil possui 21 cursos distribuídos em 18 Universidades Públicas e duas faculdades privadas.

Grande parte dos profissionais formados nesses cursos de Graduação já estão inseridos no mercado de trabalho. Com o reconhecimento dessa nova ocupação inscrita na CBO, os profissionais graduados receberão o tratamento de Bacharéis em Saúde Coletiva, com ocupação de sanitarista.

Atualmente há cerca de 280 profissionais formados nos cursos de graduação por todo o país. A inserção no mercado de trabalho desses profissionais se dá desde espaços de gestão pública até estabelecimentos privados de saúde, passando por universidades e instituições de pesquisa.

A inclusão desta ocupação de forma definitiva na CBO contribui com a efetivação de diversas normativas do Ministério da Saúde, além do financiamento de medidas estruturantes e de equipes de Saúde que atendem à saúde dos usuários do SUS.

A inclusão desta ocupação de forma definitiva na CBO contribui com a efetivação de diversas políticas e normativas do Ministério da Saúde, além do financiamento de medidas estruturantes e de equipes de Saúde que atendem à saúde dos usuários do SUS. Uma grande conquista para esta ocupação ainda pouco conhecida, mas muito importante e necessária para a melhoria do cuidado à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário