Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Ontem, 18 de Dezembro, foi o Dia da Doula



via Senado Federal


A doula proporciona apoio físico e emocional para mulheres em trabalho de parto. Massagens, orientações quanto a posições e exercícios que amenizem a dor das contrações e facilitem a descida do bebê, carinho e atenção são algumas das formas de auxílio proporcionado pela doula. Ela não realiza procedimentos, nem é a responsável pela assistência médica do parto. Seu único papel é amparar a parturiente.

Desde a década de 1990, nas publicações de Marshall H. Klaus e John H. Kennell, a presença da doula é vista com resultados positivos, como a redução de 50% nos índices de cesariana, redução de 25% na duração do trabalho de parto, redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural, dentre outros.

Atualmente, não há legislação nacional sobre a presença da doula em instituições de saúde. Entretanto, está em tramitação na Câmara o PLC 5.304/2013, que permite a presença de um acompanhante e uma doula no período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato em serviços obstétricos públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário