Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Revista Ciência & Saúde Coletiva discute as condições de trabalho na saúde

Condições de trabalho na saúde


Número 20 da Revista Ciência & Saúde Coletiva discute as condições de trabalho na saúde. Destacamos abaixo dois estudos da publicação, que discutem adoecimento e profissionais da área da saúde. 

O artigo “Produzir saúde suscita adoecimento? As contradições do trabalho em hospitais públicos de urgência e emergência”, de autoria de pesquisadores do Rio Grande do Norte, analisa a relação entre o trabalho nos hospitais públicos de urgência e emergência e o processo de saúde-adoecimento de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 

Os trabalhadores entrevistados destacam os efeitos do trabalho no desgaste físico e psíquico, por impulsionar estresse, ausência de hábitos saudáveis, hipertensão arterial, distúrbios do sono, osteomusculares e gastrintestinais: 55% dos profissionais entrevistados relataram que o trabalho debilita a saúde. Os autores apontam que o trabalho em saúde é permeado por contradições, pois os trabalhadores participam da produção de saúde dos indivíduos e da coletividade, mas esta atividade pode ocasionar efeitos negativos na sua própria saúde, que afeta a assistência prestada à população, bem como podem interferir na qualidade de vida dos seus familiares. 

Já o artigo “A Síndrome de Burnout em profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Aracaju, Brasil”, de autoria de pesquisadores de Sergipe, pesquisa a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) e fatores associados em profissionais de nível superior vinculados à Rede de Atenção Primária à Saúde de Aracaju/Sergipe. O estudo mostra que 54,1% dos entrevistados apresentaram um risco elevado e moderado para desenvolver SB, refletindo um processo de adoecimento que ameaça o bem-estar dos profissionais. Verificou-se que a SB é mais frequente entre os mais jovens, sem companheiro conjugal, com carga horária de trabalho excessiva e insatisfeitos com sua profissão.

Melhorar as condições de trabalho na Saúde beneficiaria não só os profissionais e seu entorno, mas também os pacientes e a assistência em geral.



Para saber mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário