Páginas

segunda-feira, 6 de março de 2017

Manifestação em Londres reúne milhares em defesa da saúde pública britânica

Serviço atravessa crise devido a um financiamento insuficiente. Imprensa divulgou relatório que indica a previsão de novos cortes em serviços hospitalares.

Manifestantes pedem mais financiamento para o Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS), em Londres, neste sábado (4) (Foto: Neil Hall/ Reuters)


Milhares de pessoas, entre elas funcionários do setor de saúde, manifestaram-se neste sábado (4) em Londres em defesa do serviço nacional de saúde britânico (NHS), que atravessa uma crise por financiamento insuficiente. Eles criticam o fechamento de hospitais e a longas listas de espera.

Os manifestantes também protestam contra os planos de Transformação Sustentável do governo, que, segundo os organizadores, são uma "cortina de fumaça para mais cortes" e "instrumentos de privatização".

Cartazes brancos e azuis (as cores do NHS) diziam "Não à austeridade e aos cortes" e "Protejamos nosso NHS". Os manifestantes caminharam até a praça do parlamento, na qual vários participantes devem fazer discursos, entre eles o líder trabalhista, Jeremy Corbyn.

Um relatório divulgado em fevereiro pela "BBC" revelou que está previsto um corte dos serviços hospitalares em dois terços do território da Inglaterra, enquanto outra análise da mesma emissora indicou que nove a cada dez autoridades de saúde inglesas reconhecem que estão operando a níveis "não seguros".

O ministro da Economia, Philip Hammond, apresentará na quarta-feira (8) sua proposta de Orçamento do Estado, quando se espera que anuncie algum tipo de ajuda para o NHS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário