Páginas

sexta-feira, 3 de março de 2017

Relatórios de auditorias no SUS podem ser acessados pelo site do SNA

Pelo site do SNA (Sistema Nacional de Auditoria) sna.saude.gov.br todo cidadão tem acesso à detalhes das ações que o Denasus (Departamento Nacional de Auditoria) executa


Os relatórios de auditoria do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), podem ser acessados por qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo. Na consulta estão disponíveis as auditorias encerradas, ou seja, relatórios concluídos pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS – SNA. 

Segundo a Lei Federal 12.527, de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, é direito de todos os brasileiros obter de forma clara, e por meio de linguagem clara, dados de interesse particular, coletivo ou geral sobre as ações realizadas pelas esferas públicas. 

Passo a passo – Os relatórios estão no formato PDF (Formato Portátil de Documento), bastando que o software Adobe Acrobat esteja instalado no equipamento do interessado, e siga os seguintes passos: 

1. Acessar a página do SNA no endereço sna.saude.gov.br/ (sem www); 
2. Na página do SNA clicar no botão Consulta Auditorias, à esquerda na tela, abaixo do título Sistemas; 
3. No mapa do Brasil que surge clicar no Estado desejado ou abrir a caixa de consulta UF e escolher a sigla da unidade; 
4. Na caixa de consulta Municípios escolher aquele onde foi realizada a atividade desejada; 
5. Na caixa Tipo de Atividade escolher a desejada (dispondo das outras informações, os demais campos podem ser preenchidos); 
6. Clicar no botão Consultar; 
7. Na lista de atividades clicar em Relatório na coluna Consulta. 

Auditoria do SUS – A auditoria do SUS tem um papel importante no combate ao desperdício dos recursos públicos, na avaliação do desempenho dos seus agentes, observando se as suas ações estão voltadas à garantia do acesso, integralidade do cuidado, equidade, melhorias dos indicadores de saúde, humanização do atendimento e inclusão do controle social, permitindo a transparência e garantindo as informações e as prestações de contas à sociedade. 

SNA – É o Sistema Nacional de Auditoria responsável por coordenar a avaliação técnica e financeira do SUS em todo território nacional, em cooperação técnica com estados, municípios e Distrito Federal. 

Você pode saber mais sobre auditoria do SUS clicando aqui, na cartilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário