Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Haitianos comemoram o Dia da Bandeira no Memorial de Curitiba.




via Prefeitura Municipal de Curitiba

O Memorial de Curitiba recebeu um grande público para a celebração do Dia da Bandeira do Haiti comemorado no domingo, dia 18 de maio. O evento organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, pela Associação dos Haitianos em Curitiba e pela ONG Casa Latino Americana reuniu cerca de 400 pessoas.

Entre os presentes, compareceram mais de 200 haitianos que puderam apresentar diversos aspectos da sua cultura para os curitibanos. Das 15h às 22 horas, o público pode acompanhar palestras sobre o Haiti, apresentações musicais e de dança, exibição de vídeo sobre a cultura haitiana, além da degustação de comidas típicas.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro, a realização do evento foi uma forma de reconhecer e reverenciar oficialmente os mais de 2 mil haitianos que vivem em Curitiba. “A cidade tem o compromisso de receber com alegria assim como fez com todas as etnias que ajudaram a construir a história de Curitiba”, diz Cordeiro.

A haitiana Laurete Bernadin vive no Brasil há quatro anos e, com a chegada de seus conterrâneos, passou a prestar serviço de acolhimento e acompanhamento dos novos moradores da cidade através da Associação dos Haitianos em Curitiba. Segundo Laurete, a entidade recepciona e os ajuda com alimentação, moradia e trabalho. "Além de trabalho e renda para ajudar suas famílias os haitianos que chegam ao Brasil também querem estudar", lembra Laurete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário