Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ADIB JATENE & ALEXANDRE PADILHA. 40 ANOS DE MEDICINA: O QUE MUDOU?



ADIB JATENE & ALEXANDRE PADILHA. 40 ANOS DE MEDICINA: O QUE MUDOU?

LANÇAMENTO
Carpe Diem - 104 Sul Brasília - dia: 14/09/2011 às 19hs 

FNAC Paulista - Av Paulista 901 - dia 15/09/2011 às 19hs 


Organizador (a) Lenir Santos, Luis Odorico
Autor (a) Adib Jatene, Alexandre Padilha
Páginas 200
Dimensões 21x15 cm
ISBN 978-85-62844-12-6


Trata o presente livro de um diálogo entre Adib Jatene e Alexandre Padilha, ministro da saúde do governo Dilma. O diálogo entre os dois médicos ocorreu em São Paulo, durante um dia todo, e foi um 
acontecimento ímpar por trazer detalhes da vida pessoal de cada um – um com 82 anos e o outro com 40 anos de idade –, revelando duas vidas repletas de coincidências, a infância sem a figura do pai, a mudança de um estado para outro e um passado atuando na escolha pela medicina.

Adib Jatene pretendia cursar medicina para retornar ao Acre, onde seu pai morrera prematuramente, e assim poder servir àquela comunidade. 

Alexandre Padilha, por sua vez, foi marcado pela medicina por meio da mãe, uma médica que militava em favor da democracia, vivendo um período na clandestinidade. Compartilhando destinos semelhantes – a ausência do pai em tenra idade, a figura da mãe na luta pela sobrevivência – ambos chegaram ao cargo de ministro da saúde após a promulgação da Constituição de 1988.

A vocação científica de Jatene surgiu logo cedo na medicina, quando ele criou uma pequena oficina no fundo de sua casa em Uberaba, Minas Gerais, para se tornar engenheiro do coração. Sua excelência na 
matemática – que o levou a pensar em ser engenheiro – lhe foi de grande valia na engenharia cardíaca, tão bem desempenhada por ele, sem minimizar sua capacidade de enxergar o ser humano em sua completude e fragilidade diante da doença.

Adib Jatene viveu o desafio de criar uma fonte de recursos específica para a saúde – a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) –, que teve sua finalidade alterada após sua aprovação no Congresso Nacional, o que o levou a deixar o cargo de ministro. Com a sua sabedoria, ele nos demonstra o quão valiosas são suas análises e ponderações a respeito da saúde pública. Sua lucidez e maturidade na compreensão dos problemas lhe conferem um olhar global sem se perder nas lateralidades.

Alexandre Padilha vive o desafio de consolidar um sistema público de saúde capaz de garantir efetivamente o direito à saúde. Sua convicção e determinação são inabaláveis, tanto que, com o olhar no futuro, não tira o pé da realidade, a fim de transformá-la, sabendo temperar sua pressa e seu sentimento de urgência na resolução de problemas de saúde pública com o momento certo de atuação. Sua capacidade de viver a utopia sem perder a consciência da realidade certamente o levará a consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Sua alma humanista, sua capacidade de diálogo e conciliação responsável são qualidades importantes para a medicina e a vida pública.

Neste livro ambos falam de suas vidas, infância, a escolha pela medicina e a vida política com o exercício de cargos públicos de relevância na área da saúde, deixando entrever os rumos da medicina nesses 40 anos e as mudanças ocorridas.

2 comentários:

  1. Adib Jatene também assina o prefácio do recentemente lançado "Dr. Juljan Czapski: O Cavaleiro da Saúde" (Silvia Czapski, André Medici, Editora Novo Século 2011), instigante biografia de de Dr. Juljan Czapski, que chegou ao Brasil com 14 anos devido à 2a Guerra Mundial, por aqui descobriu a medicina como vocação e - logo após se formar - criou a primeira empresa de medicina de grupo no país (1956) e consequentemente dos planos de saúde no Brasil. Jatene e Czapski foram contemporaneos na USP, superenvolvidos com políticas de saúde.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o citado livro, já repliquei aqui no Blog (Jan 2010) um artigo do André Médici (postado inicialmente no Monitor de Saúde) sobre o Dr. Juljan Czpski:

    Juljan Czapski: O Cavaleiro da Saúde (1925-2010)
    http://mariolobato.blogspot.com/2010/01/juljan-czapski-o-cavaleiro-da-saude.html

    ResponderExcluir