Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Não deixe de ler! Eu, o SUS, a ironia e o mau gosto


reproduzido do Blog PurpleSofa

Há seis anos atrás eu tive uma dor no olho. Só que a dor no olho era, na verdade, no nervo ótico, que faz parte do sistema nervoso. O meu nervo ótico estava inflamado, e era uma inflamação característica de um processo desmielinizante. Mais tarde eu descobri que a mielina é uma camada de gordura que envolve as células nervosas e que é responsável por passar os estímulos elétricos de uma célula para a outra. Eu descobri também que esta inflamação era causada pelo meu próprio sistema imunológico que, inexplicavelmente, passou a identificar a mielina como um corpo estranho e começou a atacá-la. Em poucas palavras: eu descobri, em detalhes, como se dá uma doença-auto imune no sistema nervoso central. Esta, específica, chama-se Esclerose Múltipla. É o que eu tenho. Há seis anos.
Os médicos sabem tudo sobre o coração e quase nada sobre o cérebro – na minha humilde opinião. Ninguém sabe dizer porque a Esclerose Múltipla se manifesta. Não é uma doença genética. Não tem a ver com estilo de vida, hábitos, vícios. Sabe-se, por mera observação estatística, que mulheres jovens e caucasianas estão mais propensas a desenvolver a doença. Eu tinha 26 anos.Right on target.
Mil médicos diferentes passaram pela minha vida desde então. Uma via crucis de perguntas sem respostas. O plano de saúde, caro, pago religiosamente desde sempre, não cobria os especialistas mais especialistas que os outros. Fui em todos – TODOS – os neurologistas famosos – sim, porque tem disso, médico famoso – e, um por um, eles viam meus exames, confirmavam o diagnóstico, discutiam os mesmos tratamentos e confirmavam que cura, não tem. Minha mãe é uma heroína – mãos dadas comigo o tempo todo, segurando para não chorar. Ela mesma mais destruída do que eu. E os médicos famosos viam os resultados das ressonâncias magnéticas feitas com prata contra seus quadros de luz – mas não olhavam para mim. Alguns dos exames são medievais: agulhas espetadas pelo corpo, eletrodos no córtex cerebral, “estímulos” elétricos para ver se a partes do corpo respondem. Partes do corpo. Pastas e mais pastas sobre mesas com tampos de vidro. Colunas, crânio, córneas. Nos meus olhos, mesmo, ninguém olhava.
O diagnóstico de uma doença grave e incurável é um abismo no qual você é empurrado sem aviso. E sem pára-quedas. E se você ta esperando um “mas” aqui, sinto lhe informar, não tem. Não no meu caso. Não teve revelação divina. Não teve fé súbita em alguma coisa maior. Não teve uma compreensão mais apurada das dores do mundo. O que dá, assim, de cara, é raiva. Porque a vida já caminha na beirada do insuportável sem essa foice tão perto do pescoço. Porque já é suficientemente difícil estar vivo sem esta sentença se morte lenta e degradante. Dá vontade de acreditar em Deus, sim, mas só se for para encher Ele de porrada.
O problema é que uma raiva desse tamanho cansa, e o tempo passa. A minha doença não me define, porque eu não deixo. Ela gostaria muitíssimo de fazê-lo, mas eu não deixo. Fiz um combinado comigo mesma: essa merda vai ter 30% da atenção que ela demanda. Não mais do que isso. E segue o baile. Mas segue diferente, confesso. Segue com menos energia e mais remédios. Segue com dias bons e dias ruins – e inescapáveis internações hospitalares.
A neurologista que me acompanha foi escolhida a dedo: ela tem exatamente a minha idade, olha nos meus olhos durante as minhas consultas, só ri das minhas piadas boas e já me respondeu “eu não sei” mais de uma vez. Eu acho genial um médico que diz “eu não sei, vou pesquisar”. Eu não troco a minha neurologista por figurão nenhum.
O meu tratamento custaria algo em torno de R$12.000,00 por mês. Isso mesmo: 12 mil reais. “Custaria” porque eu recebo os remédios pelo SUS. Sabe o SUS?! O Sistema Único de Saúde? Aquele lugar nefasto para onde as pessoas econômica e socialmente privilegiadas estão fazendo piada e mandando o ex-presidente Lula ir se tratar do recém descoberto câncer? Pois é, o Brasil é o único país do mundo que distribui gratuitamente o tratamento que eu faço para Esclerose Múltipla. Atenção: o ÚNICO. Se isso implica em uma carga tributária pesada, eu pago o imposto. Eu e as outras 30.000 pessoas que tem o mesmo problema que eu. É pouca gente? Não vale a pena? Todos os remédios para doenças incuráveis no Brasil são distribuídos pelo SUS. E não, corrupção não é exclusividade do Brasil.
O maior especialista em Esclerose Múltipla do Brasil atende no HC, que é do SUS, num ambulatório especial para a doença. De graça, ou melhor, pago pelos impostos que a gente reclama em pagar. Uma vez a cada seis meses, eu me consulto com ele. É no HC que eu pego minhas receitas – para o tratamento propriamente dito e para os remédios que uso para lidar com os efeitos colaterais desse tratamento, que também me são entregues pelo SUS. O que me custaria fácil uns outros R$2.000,00.
Eu acredito em poucas coisas nessa vida. Tenho certeza de que o mundo não é justo, mas é irônico. E também sei que só o humor salva. Mas a única pessoa que pode fazer piada com a minha desgraça sou eu – e faço com regularidade. Afinal, uma doença auto-imune é o cúmulo da auto-sabotagem.
Mas attention shoppers: fazer piada com a tragédia alheia não é humor, é mau gosto. É, talvez, falha de caráter. E falar do que não se conhece é coisa de gente burra. Se você nunca pisou no SUS – se a TV Globo é a referência mais próxima que você tem da saúde pública nacional, talvez esse não seja exatamente o melhor assunto para o seu, digamos, “humor”.
Quem me conhece sabe que eu não voto – não voto nem justifico. Pago lá minha multa de três reais e tals depois de cada eleição porque me nego a ser obrigada a votar. O sistema público de saúde está longe de ser o ideal. E eu adoraria não saber tanto dele quanto sei. O mundo, meus amigos, é mesmo uma merda. Mas nós estamos todos juntos nele, não tem jeito. E é bom lembrar: a ironia é uma certeza. Não comemora a desgraça do amiguinho, não.

12 comentários:

  1. Excelente artigo.
    Escrevi um parecido
    http://aureliojornalismo.blogspot.com/2011/10/sindicato-dos-urubus-ralha-e-torce.html

    ResponderExcluir
  2. Não se trata de comemorar a desgraça do "companheiro". Muito pelo contrário, muito me chateia ver que ele está doente, aliás, ele ou qualquer outra pessoa que sofra de uma doença tão letal e, na maioria das vezes, incurável.
    O SUS só fornece os medicamentos porque a Constituição Federal garante a todos o direito à saúde e, em decorrência do alto preço de alguns medicamentos, impõem-se ao governo fornecer alguns medicamentos. Tanto que a lista dos medicamentos oferecidos costuma ser alterada por exigência da população.
    O problema do SUS é a falta de verbas, de cuidado, de consideração por parte dos governantes. Conheço pessoas que estão há quase um ano na fila de uma cirurgia para implante de prótese. Fila essa que nesse período todo não teve uma única cirurgia realizada. Outra que após um exame teve um diagnóstico de tumor no seio e teve que aguardar seis meses para realizar o exame apropriado para detectá-lo e mais três meses para conseguir levar o resultado. Outra que teve que aguardar doze horas em uma fila para ser atendida, vomitando e morrendo de dor no corredor. No SUS faltam médicos, leitos, enfermeiros, maquinários, tempo, tudo.
    A campanha pelo tratamento do Lula pelo SUS não é falta de caráter, piada e nem nada do gênero. Mas uma maneira do brasileiro expressar a sua indignação com a atual situação do sistema de saúde brasileiro. É muito fácil ser político, desviar milhões, ficar rico e pagar os melhores médicos, atendimento, plano de saúde, conforto que o dinheiro puder comprar(em teoria, o presidente ganha só 8 mil reais). Difícil é aguentar essa rotina de cão do brasileiro, que se mata de trabalhar e não consegue ter um plano de saúde ou um atendimento público decente para atender a ele e sua família.
    Essa campanha é uma forma de protesto contra a corrupção que assola esse país, contra o descaso com o sofrimento do povo. Uma maneira de tentar fazer quem distribui (muito mal, por sinal) a renda do país para a realidade degradante que impera sobre a maioria da população. Quem sabe padecendo de nossos males, os recursos financeiros cheguem a seus reais destinatários.

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana sua reflecção, só quem conhece que pode dizer coisas concretas. Concordo também que a saúde não é ideal, mais atende a todos indiscriminadamente.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido mario eu trabalho no SUS ja estou quase me aposentado,acompanhei o nascimento dele,e sei o quanto melhorou e o quanto pode melhorar,existem otimos programas de saude,o que precisa é mudar a cabeça de quem trabalha no sus e para o sus,que não é a grande maioria tem muita gente boa e com vontade que o ssus de certo,mas muita gente trabalhando contra.A indignação das pessoas não é pelo presidente,a creio que ninguem estaja torcendo contra ele,mas pelas facilidades que muitos não encontram,pelas portas fechadas,e que por ele ser um ex presidente,encontou,exames rápidos,diagnostico rápido,tratamento rápido,o que não acontece com a grande maioria,se as vezes a pessoa tem um QI as coisas vão mais rápidas.Amo trabalhar no SUS,sei da minha competencia como profissional sou Tecnico de enfermagem,sou conselheiro Municipal de saude e conheço um pouco dos muito problemas que o SUS enfrenta,parabens por vc ter um otimo atendimento e sucesso.Carlos alberto

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não concordo, mas respeito.

    Você não é o primeiro a afirmar que recebeu bom atendimento do SUS, mas convenhamos que a situação não é desejável a ninguém. Tanto é que a postura de indicar o SUS para o Lula se tratar é visto por muitos como uma ofensa!

    Conheço o SUS de perto, sei como é o desmando que acontece e a escassez de investimento na área da saúde pública no Brasil, mas graças a Deus algumas boas ações ainda são feitas (e também graças a Deus você consegue tratamento em uma dessas poucas boas ações).

    Entretanto, faço uma ressalva: indicar o SUS para o Lula se tratar não é piada, é PROTESTO!

    Concordo plenamente quando você diz que fazer piada com desgraça alheia é de extremo mal gosto e demonstra falta de humanismo.

    Porém, é evidente que os que desejam o SUS ao Lula (fique à vontade para interpretar isto como um desejo positivo ou negativo...) não estão fazendo piada, e muito menos esperam que o Lula se tratará pelo SUS, mas sim querem chamar a atenção dos governantes para o descaso com a saúde pública - repito, COMO FORMA DE PROTESTO.

    Mas como disse, muito embora não concorde com vc, respeito muito sua opinião! Espero não ser mal interpretado, nem que meu comentário seja visto como ofensivo!

    Um abraço!
    Fique com Deus!
    Melhoras pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Acredito e sei do que funciona no SUS! tem tudo pra ser perfeito, mas infelizmente não é!! tenho certeza que vc trilhou um caminho árduo e conseguiu uma "estabilidade" pra poder continuar a vida. Sábia decisão, 30% de atenção ao fato , realmente precisamos ser mais inteligentes quando cuidamos e decidimos sobre nossas vidas, não pdodemos ficar á merce do acaso, do governo, da boa vontade dos outros. E é o que falo pro meu irmão, que é diabético a mais de 10 anos, desde a adolescência (fase complicada pra aceitar), e já teve algumas consequências como perder a visão de um dos olhos, neuropatias, e os contantes picos de glicemia e hipoglicemia, que por incrível que pareça é pior. Nesses picos vêm os desmaios e a longa espera pelo socorro médico. Primeira decisão: um convênio médico, porque o quadro da diabetes ate que tem um bom atendimento, mas as complicações...o nome já diz, necessita de especialistas e vc tem que decidir: esperar 04 meses pra uma consulta com oftalmo, neuro, nefro...ou fazer um convênio? Emergênica médica para os picos (desmaios) por conta da hipoglicemia: esperar o socorro chegar na sua casa em 30 40 minutos, porque o atendente diz que todas as ambulâncias estão na rua, ou contratar o socorro médico particular? Socorro médico particular. é isso, cada caso é um caso, e a população em geral não tem o devido atendimento! é fato.Ah, meu irmão está com um processo há mais de um ano para conseguir um outro tipo de insulina, mais cara, 200,00 reais por mês, pra não ter mais os picos de hipoglicemia, realmente ele não precisou mais de serviço médico de emergência, estamos bancando a insulina.

    ResponderExcluir
  7. Acredito e sei do que funciona no SUS! tem tudo pra ser perfeito, mas infelizmente não é!! tenho certeza que vc trilhou um caminho árduo e conseguiu uma "estabilidade" pra poder continuar a vida. Sábia decisão, 30% de atenção ao fato , realmente precisamos ser mais inteligentes quando cuidamos e decidimos sobre nossas vidas, não pdodemos ficar á merce do acaso, do governo, da boa vontade dos outros. E é o que falo pro meu irmão, que é diabético a mais de 10 anos, desde a adolescência (fase complicada pra aceitar), e já teve algumas consequências como perder a visão de um dos olhos, neuropatias, e os contantes picos de glicemia e hipoglicemia, que por incrível que pareça é pior. Nesses picos vêm os desmaios e a longa espera pelo socorro médico. Primeira decisão: um convênio médico, porque o quadro da diabetes ate que tem um bom atendimento, mas as complicações...o nome já diz, necessita de especialistas e vc tem que decidir: esperar 04 meses pra uma consulta com oftalmo, neuro, nefro...ou fazer um convênio? Emergênica médica para os picos (desmaios) por conta da hipoglicemia: esperar o socorro chegar na sua casa em 30 40 minutos, porque o atendente diz que todas as ambulâncias estão na rua, ou contratar o socorro médico particular? Socorro médico particular. é isso, cada caso é um caso, e a população em geral não tem o devido atendimento! é fato.Ah, meu irmão está com um processo há mais de um ano para conseguir um outro tipo de insulina, mais cara, 200,00 reais por mês, pra não ter mais os picos de hipoglicemia, realmente ele não precisou mais de serviço médico de emergência, estamos bancando a insulina.

    ResponderExcluir
  8. Nova versão de Hugo Paiva,

    O vaga-lume Lula e a serpente opositora.

    Conta a lenda que uma vez uma serpente opositora começou a perseguir um vaga-lume Lula.

    Este evitava estar perto da serpente, com receio da feroz predadora e a serpente opositora nem pensava em desistir.

    Evitou um dia e ela não desistia, dois dias e nada ...

    No terceiro dia, de saco cheio, o vaga-lume Lula parou e disse a cobra:

    -Posso lhe fazer três perguntas?

    Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar ....

    -Pertenço a sua cadeia alimentar ou sou da sua turma?

    -Não.

    -Eu te fiz algum mal ou alguma lei que não te beneficiace?

    -Não.

    -Então, por que você tem tanta inveja e rancor por mim mesmo não tendo feito nada a você?

    -Você fez muitas coisas pelo Brasil e eu não suporto ver você brilhar!

    Brilha Lula você é o cara.

    http://blogdohugopaiva.blogspot.com/p/casas-e-clinicas-de-recuperacao-publica.htm

    http://blogreciclalixo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. existem outras formas de protestar, sem tocar num assunto tão delicado. ninguém se coloca no lugar de quem está doente, porque quer simplesmente "protestar". quem faz isso, nunca perdeu nenhuma pessoa querida pra essa doença devastadora. quer protestar? pinta a cara e vai pra rua, vai fazer algo que realmente dê relevância ao assunto. brincar com a saúde do ex presidente não vai mudar absolutamente nada.

    com licença do desabafo, mas foda-se esse protesto.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto! Ignorância nem sempre é uma benção.

    ResponderExcluir
  11. Todos falam do SUS, mas ele já foi melhor. e poderia mudar muito, se não fossem os planos de saúde, esses planos que é a cara da máfia.
    Eu considero os planos de saúde um roubo. Você paga um absurdo é o atendimento muita das veze é igual ao do SUS. Ficar em fila esperando. Falo de coração os planos de saúde tem que acabar. O governo tem que entender e melhorar o SUS dar o direito do trabalhador ter seus médicos e seus remédios. Não posso falar mal do SUS pois vivo nele meus dias são nos SUS. Sou diabética e todos os remédios é o SUS que me dar. E o médico do SUS uma maravilha. O atendimento perfeito melhor que particular. Portando temos que brigar para que o SUS volte como era antes. Mas com menas filas. Um belo texto e verdadeiro .Parabéns.
    O nosso governo é falho e não quer saber de saúde uma pena.

    ResponderExcluir