Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Enio Verri: Richa coloca Paraná na penúltima posição em ranking de investimentos‏

Enio Verri* no Blog do Esmael

A marca da incompetência está rendendo inúmeros prêmios para o governador Beto Richa (PSDB). Agora, o Paraná conquistou a penúltima colocação no ranking de gastos com obras e equipamentos investidos pelos estados brasileiros entre 2009 a 2013.

Segundo levantamento exclusivo da Gazeta do Povo sobre as contas estaduais publicadas no site da Secretaria do Tesouro Nacional, a cada R$ 100 empenhados pelo Paraná, apenas R$ 4,90 foram destinados a investimentos, metade da média das demais unidades da Federação.

O vice-campeonato negativo conquistado pelo governo Richa é reflexo da administração lastimável desempenhada pelos tucanos paranaenses nos últimos quatro anos. O Paraná está no epicentro da maior crise econômica da história do Estado.

Com o mote de choque de gestão, o desgoverno tucano não só reduziu os investimentos em obras e equipamentos, como implantou o calote a fornecedores e servidores públicos paranaenses.


As poucas obras que não são financiadas pelo Governo Federal ou pelas pedagiadoras, estão paradas ou não são entregues devido à falta de pagamento pelo Governo do Estado. Enquanto isso, Richa, que não cumpre com suas responsabilidades, promete rios de dinheiro para os municípios.

O Paraná que o tucano vende, não condiz com a realidade. Não são raras as cenas de policias empurrando viaturas, órgãos públicos ameaçados de serem despejados pela falta de pagamento ou de pequenos empresários que fecham as portas devido ao calote estadual.

O Paraná, penúltimo colocado no ranking de investimentos, é o mesmo que não aplica 12% da receita líquida em saúde, conforme determina a Constituição Federal. É a tônica de um Estado que sofre para pagar o 13º do funcionalismo público.

As estrofes do hino do Paraná, que entre os astros do Cruzeiro é o mais belo a fulgir, parece refletir um Estado adormecido sob a administração de um governador resmungão que se esforça em culpar o Governo Federal, em vez de responder como conseguiu quebrar o Estado.

A péssima administração de Richa será reconhecida como o governo que teve a proeza de quebrar o Paraná, ao mesmo tempo, em que aumentou a arrecadação. Incompetência ou toque de mágica?

*Enio Verri é deputado estadual, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário